Quem foi Asima Chatterjee? Google homenageia químico indiano no 100º aniversário

Quando a Dra. Asima Chatterjee estava crescendo em Calcutá nas décadas de 1920 e 1930, era quase inédito uma mulher estudar química.

Mas isso não impediu a jovem determinada - ela não apenas concluiu sua graduação em química orgânica, mas também recebeu um doutorado em ciências, a primeira mulher a fazê-lo na Índia.

Dr. Chatterjee estudou principalmente as propriedades medicinais de plantas nativas da Índia.

Ao longo de sua carreira, suas pesquisas contribuíram para o desenvolvimento de medicamentos que tratavam a epilepsia e a malária.

A contribuição mais notável da Dra. Chatterjee para o campo, no entanto, foi seu trabalho com alcalóides da vinca. Os alcalóides são compostos feitos de plantas, muitas vezes para tratar doenças médicas.

Os alcalóides da vinca, que vêm da planta pervinca de Madagascar, são usados ​​hoje em tratamento de quimioterapia porque ajudam a retardar ou parar a multiplicação das células cancerígenas.

(Imagem: Google)

As contribuições inovadoras do Dr. Chatterjee para a medicina foram reconhecidas por universidades de todo o mundo.

Renée Bargh Brad Pitt

Ela recebeu inúmeros elogios do governo indiano, incluindo alguns dos mais altos prêmios (como o Padma Bhushan) e uma nomeação para a câmara alta do Parlamento!

Acreditando firmemente na colaboração e no ensino, o Dr. Chatterjee também fundou e liderou o departamento de química do Lady Brabourne College.

Ela fundou um instituto de pesquisa e orientou muitos acadêmicos de química em ascensão na Índia.

Doodle de hoje presta homenagem a esta pioneira e suas grandes realizações em nome da ciência.

Por coincidência, sua contribuição para o campo é marcada pelo Google em meio a alertas de que a supermalária resistente a medicamentos está se espalhando pelas regiões de mochila no Sudeste Asiático.

Os cientistas alertam que a cepa transmitida pelo mosquito pode matar milhões e seria catastrófica se chegasse à África, lar de 92% dos casos de malária.

Surgiu pela primeira vez no Camboja e se espalhou pela Tailândia e Laos até o sul do Vietnã.

O professor Arjen Dondorp, da Unidade de Pesquisa em Medicina Tropical de Oxford, em Bangkok, disse: É uma ameaça séria.

Ele acrescentou que o tratamento estava falhando em quase 60% dos casos em partes do Camboja.

Michael Chew, do Wellcome Trust, disse que as mortes por infecções resistentes a medicamentos podem aumentar para milhões até 2050.

Mais Lidos
Não perca