Aplicativo de edição de selfie FaceApp provoca indignação com a introdução do filtro 'blackface'

O controverso aplicativo de edição de fotos FaceApp provocou indignação com a introdução de um novo filtro que permite que as pessoas mudem sua etnia em suas selfies.

O aplicativo, lançado em janeiro, usa inteligência artificial para aumentar as expressões faciais dos usuários e fazê-los parecer mais velhos ou mais jovens, ou mudar de gênero.

Ele registrou um milhão de downloads em sua primeira semana na App Store da Apple, após o lançamento no iOS em janeiro. Uma versão para Android do aplicativo foi lançado em fevereiro .

No entanto, em sua última atualização, a empresa russa por trás do aplicativo introduziu uma série de filtros que permitiam que as pessoas mudassem seus rostos para parecerem mais negras, asiáticas, indianas ou caucasianas.

A atualização provocou uma reação surpresa dos usuários do aplicativo, com muitos indo para as redes sociais para compartilhar os efeitos desagradáveis ​​dos novos filtros:

Respondendo à reação, a Wireless Lab, a empresa por trás do FaceApp, removeu os filtros e retirou a atualização da App Store.

'Os novos filtros foram removidos', disse o CEO da FaceApp, Yaroslav Goncharov, em comunicado à imprensa.

“Os filtros de mudança de etnia foram projetados para serem iguais em todos os aspectos. Eles não têm nenhuma conotação positiva ou negativa associada a eles. Eles são ainda representados pelo mesmo ícone.

'Além disso, a lista desses filtros é embaralhada para cada foto, então cada usuário as vê em uma ordem diferente.'

(Imagem: Faceapp)

Esta não é a primeira vez que o FaceApp é acusado de racismo.

Em abril, a Wireless Lab foi forçada a se desculpar depois que vários usuários reclamaram que seu filtro 'quente' estava clareando seu tom de pele .

Goncharov afirmou que era um 'infeliz efeito colateral da rede neural subjacente causado pelo viés do conjunto de treinamento, não pelo comportamento pretendido'.

Enquanto isso, o Snapchat foi criticado no ano passado por lançar um filtro que permitia aos usuários transformar suas selfies em caricaturas de 'anime' asiáticos .

Outro filtro do Snapchat que permitia aos usuários camada do rosto da lenda do reggae Bob Marley - junto com dreads e chapéu - sobre o seu próprio, foi apelidado de 'o equivalente digital do blackface'.

Mais Lidos
Não perca