Seus velhos euros agora não valem nada? As novas notas lançadas no continente

Dinheiro De Férias

As notas de euro mais antigas serão eliminadas gradualmente(Imagem: Getty Images / PA)

Se você esteve no exterior nos últimos anos, é provável que tenha algumas moedas não utilizadas de sua viagem acumulando poeira no fundo de uma gaveta em algum lugar.

Um estudo no ano passado do Grupo online de moedas e WeSwap sugeriu que os britânicos trouxessem para casa uma média de £ 90 em moedas não gastas de nossas férias, com um total de incríveis £ 819 milhões de dinheiro estrangeiro não usado sem fazer nada em nossas casas.

E isso nunca é mais verdadeiro do que com euros - com a maioria de nós assumindo que voltaremos para o outro lado do Canal para gastá-los mais cedo ou mais tarde.

Mas você pode ficar chocado - já que a UE passou os últimos anos atualizando seu papel-moeda - um processo que acabou de ser concluído com a introdução das novas notas de € 100 e € 200.

Perguntas e respostas do quiz 2020

Os novos euros

As novas notas foram introduzidas gradualmente desde 2013.

As novas notas foram introduzidas gradualmente desde 2013. (Imagem: Banco Central Europeu)

Novas notas de € 100 e € 200 entram em circulação esta semana, completando a série de notas Europa.

As notas da Europa - assim chamadas porque dois dos elementos de segurança nas notas contêm um retrato do personagem mitológico grego Europa - são a segunda série de notas do euro.

Eles foram introduzidos gradualmente, começando com € 5 em 2013, € 10 em 2014, € 20 em 2015 e € 50 em 2017.

Recursos de segurança mais resistentes

As novas cédulas são projetadas para serem mais resistentes contra falsificadores, bem como mais robustas. (Imagem: Banco Central Europeu)

A série Europa foi introduzida por apresentar recursos de segurança aprimorados para proteção contra falsificação.

Isso inclui uma sensação distinta, com as versões de impressão em relevo incluindo uma série de linhas curtas em relevo nas bordas esquerda e direita. Além disso, a imagem principal, o letting e o numeral de grande valor também parecerão mais espessos.

Além disso, se você inclinar a nota, a faixa prateada revelará um retrato de Europa dentro de uma janela transparente, enquanto o número esmeralda exibe um efeito de luz que se move para cima e para baixo.

expatriados britânicos na espanha

A série Europa também deve ser mais durável do que as notas de euro originais, o que significa que precisam ser substituídas com menos frequência.

O que isso significa para minhas anotações antigas?

A moeda não utilizada de seus feriados anteriores não perderá o status de curso legal ... ainda. (Imagem: PA)

A boa notícia é que a série original de notas de euro ainda será emitida juntamente com a série Europa até que os estoques restantes sejam usados.

Assim que isso acontecer, eles serão gradualmente eliminados e, eventualmente, deixarão de ter curso legal.

Até agora, nenhuma data foi confirmada para quando isso provavelmente acontecerá, embora o BCE tenha prometido que será anunciado com bastante antecedência.

É importante ressaltar que, mesmo quando são sucateados, eles ainda retêm seu valor. Isso significa que você poderá trocá-los em qualquer banco central nacional do Eurosistema.

E a nota de € 500?

É importante notar que o BCE optou por parar de produzir a nota de € 500 - não há nenhuma como parte da série Europa.

É uma preocupação que ele possa ser usado para facilitar atividades ilícitas, com a nota não mais emitida desde 2018.

Jim Carrey cabelo burro e mais burro

Dito isso, continua com curso legal, então se por acaso você tiver uma série de notas por aí, você ainda pode usá-la, ou pelo menos trocá-la por valores menores que podem ser mais fáceis de gastar em sua próxima viagem.

ksi vs logan paul tempo de luta reino unido

O que devo fazer com meus antigos euros?

É hora de usar melhor o dinheiro antigo e não utilizado das férias.

É hora de usar melhor o dinheiro antigo e não utilizado das férias. (Imagem: Getty)

Embora não haja ameaça iminente de que essas notas antigas de euro sejam retiradas do status de curso legal, a introdução dessas novas notas deve atuar como um incentivo para colocar o dinheiro não utilizado para melhor uso.

Afinal, a maioria de nós não ficaria particularmente indiferente com cerca de £ 100 em libras esterlinas na gaveta das calças - não deveria ser diferente apenas porque a nota é para uma moeda diferente, seja ela qual for.

Você também tem muitas opções. Há uma série de empresas de câmbio que ficarão felizes em comprar essas notas de você, embora esteja avisado que as taxas de câmbio serão muito menos generosas do que se você estivesse comprando a moeda delas.

Um site que vale a pena dar uma olhada é Moeda restante , já que não só tirará notas não utilizadas de suas mãos, como também pagará por suas moedas. Na verdade, o site comprará moeda que não está mais em uso - uma excelente opção se você ainda usa pesetas ou liras.

Dinheiro de viagem não utilizado é outra empresa que comprará sua moeda antiga vencida e vale a pena considerar.

Os segredos dos gênios das viagens que venceram o sistema
A família viajando pelo mundo de graça Viaje sem nunca ficar sem dinheiro O homem que conseguiu um voo de £ 40.000 por £ 200 Já estive em 125 países com £ 10 por dia