Proprietário da B&Q planejando cortar 15 lojas - e a Screwfix também está na linha

Rua Alta

(Imagem: Bloomberg)

O proprietário da B&Q, Kingfisher, avisou que está considerando cortar 15 lojas além de 19 fechamentos de Screwfix na Alemanha, enquanto anuncia a contratação de um sucessor para a chefe Veronique Laury.

Vem poucos meses depois dezenas de encerramentos de Homebase - depois que o proprietário Hilco Capital, que comprou a rede por £ 1, assumiu um acordo voluntário de empresa em agosto passado.

A Kingfisher disse que 15 lojas de baixo desempenho deverão ser fechadas nos próximos dois anos - 11 delas serão na França, enquanto quatro filiais da B&Q serão no Reino Unido e na Romênia.

E embora reduza a presença da Screwfix na Alemanha, a expansão está prevista para o Reino Unido.

Ao longo de 2019 e 2020, a rede irá estender seu plano de lojas, visando 800 pontos de venda na Grã-Bretanha, tendo anteriormente atingido 700 - a expansão também está em andamento na Irlanda.

Falando sobre as mudanças, um comunicado dizia: 'Embora a maioria das lojas em nosso portfólio esteja entregando retornos de capital satisfatórios, algumas lojas estão apresentando prejuízos e alcançando baixos retornos.

Louis Spencer, Visconde Althorp

'Como resultado, estamos considerando fechar 15 lojas em todo o negócio nos próximos dois anos. Essas lojas são uma combinação de propriedades próprias e alugadas e espera-se que os custos de caixa estimados de saída sejam cobertos pelos recursos das vendas das lojas próprias.

A Screwfix está sendo desativada na Alemanha - mas há planos para abrir uma série de novas lojas no Reino Unido (Imagem: Gwent Gazette)

'Focar em mercados onde estamos, ou podemos ser, liderando: no terceiro trimestre, anunciamos a decisão estratégica de sair da Rússia e da Península Ibérica para nos concentrar em mercados onde temos, ou podemos alcançar, uma posição de liderança de mercado.

'Esses processos de saída estão em andamento. Além disso, tomamos a decisão de fechar todos os 19 pontos de venda da Screwfix Germany, mantendo uma presença online. Espera-se que esses pontos de venda fechem no ano fiscal de 19/20. '

Isso ocorreu quando a Kingfisher relatou uma queda de 52,8% nos lucros antes dos impostos, para £ 322 milhões no ano até 31 de janeiro.

Em uma base subjacente e excluindo os custos únicos da propriedade, os lucros antes dos impostos caíram 13% para £ 693 milhões.

Falando sobre a renúncia do chefe Veronique Laury, o presidente, Andy Cosslett, disse: 'Vero tem sido um líder poderoso do negócio e a força motriz por trás de nosso plano de transformar a Kingfisher em um negócio mais unificado e inovador.'

Laury tem enfrentado uma pressão crescente depois que o grupo sofreu uma queda nos lucros e nas vendas, apesar de seus esforços em um plano de transformação de cinco anos lançado em 2016.

A Kingfisher disse que começou o planejamento da sucessão, mas ainda não definiu uma data para sua saída e confirmou que permanecerá no cargo até que um sucessor seja nomeado.

'Este ano marcará uma transição em nossa jornada de transformação, que agora atingiu uma massa crítica. Estamos começando a ver o surgimento de evidências claras de que podemos criar uma experiência de reforma poderosa e diferenciada para nossos clientes, que se converterá em crescimento lucrativo daqui para frente ', acrescentou.

'Estamos agora entrando em uma nova fase em que podemos extrair mais benefícios resultantes do trabalho árduo que foi feito e, portanto, é oportuno que iniciemos um processo de sucessão.'

'Vero trouxe uma grande visão para o negócio e eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecê-la por todo o seu trabalho árduo e paixão, e por seu compromisso contínuo em transformar a Kingfisher em uma empresa com uma base mais sólida para o crescimento sustentável.'

casal elegante no gogglebox

A Kingfisher tem quase 24.600 funcionários no Reino Unido e na Irlanda e mais de 61.500 no total.

Principais histórias de dinheiro
Morrisons vendendo ovos de Páscoa por 25p Dia de pagamento de Furlough confirmado KFC reabre centenas de lojas para entrega Explicação dos direitos de entrega no supermercado