O Barclays 'tem o direito' de não pagar depois de um casal perder £ 700.000 em fraude bancária

Barclays

O golpista manipulou o casal a ponto de permitir que ele ouvisse as conversas em suas agências bancárias [imagem de estoque](Imagem: AFP via Getty Images)

Uma mulher que foi enganada e entregou £ 700.000 sob o pretexto de que estava ajudando em uma investigação de fraude perdeu cada centavo - sem que seu banco tivesse a responsabilidade de pagar.

Fiona Philipp usou sua conta bancária no Barclays para transferir duas somas de dinheiro - uma no valor de £ 400.000 e outra £ 300.000 - para contas nos Emirados Árabes Unidos em 2018.

Ela e o marido pensaram que estavam ajudando uma investigação de fraude séria conduzida pelo cão de guarda da cidade, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA).

29 gowan avenida fulham

No entanto, o casal foi fraudado e, em uma decisão hoje, um juiz disse que o Barclays não é responsável por compensar quaisquer perdas.

O banco disse que o cliente fez os pagamentos de boa vontade, acrescentando que quaisquer outros cheques de proteção não teriam evitado o golpe.

A fraude começou quando o marido de Philipp, um médico, recebeu um telefonema de um homem que afirmava trabalhar para a FCA.

Ele alegou que seu banco, o HSBC, e uma empresa de investimento na qual ele tinha poupanças, não eram seguros e corriam o risco de fraude.

rato grande em londres

Para manter o dinheiro seguro, o criminoso disse que ele deveria ser transferido para 'contas seguras' antes que sua investigação pudesse ser concluída.

A página inicial do Barclays Bank é exibida na tela do computador

A fraude começou quando o marido de Philipp recebeu uma ligação de um homem que afirmava trabalhar para o regulador financeiro do Reino Unido (Imagem: Getty)

O Dr. Philipp, um consultor aposentado, disse que era como 'ser espremido por um vício muito desagradável, sem saber em quem confiar'.

férias na cidade abril 2019

O casal visitou as agências do Barclays em Gloucestershire e Bristol em março de 2018 na tentativa de pagar £ 400.000 para as 'contas seguras'.

A Sra. Philipp, uma professora de música aposentada, enviou cópias de seu passaporte e carteira de motorista para o fraudador e, no dia seguinte, visitou o Barclays & apos; Agência Westbury-on-Trym para fazer um segundo pagamento de £ 300.000.

Ele manipulou o casal a ponto de permitir que ele ouvisse as reuniões que eles tinham no banco em uma linha aberta no telefone celular do homem, disse uma decisão da Suprema Corte.

Em março de 2018, um policial da Avon e da Polícia de Somerset visitou o casal três vezes para alertá-los que eles foram vítimas de fraude após receber informações de outras forças policiais.

Mas só na terceira reunião eles aceitaram que estavam sendo enganados.

Na época, o casal estava se preparando para processar mais £ 250.000 para a 'conta segura'.

A transferência falhou depois que o Barclays bloqueou quaisquer outras despesas.

Receba as últimas dicas sobre dinheiro, notícias e ajuda diretamente na sua caixa de entrada - inscreva-se em NEWSAM.co.uk/email

Kirsty Gallacher Stan Collymore

A sentença escrita do Supremo Tribunal foi publicada na segunda-feira em uma decisão a favor do Barclays Bank plc.

Nele, o juiz Russen QC disse que sentiu 'profunda simpatia' pelo casal que foi 'vítima da desonestidade' do fraudador, mas acrescentou 'não seria justo, justo ou razoável impor responsabilidade' ao banco.

O tribunal ouviu que a divulgação de detalhes de segurança pela mulher aos fraudadores 'envolveu violações claras' dos termos e condições do banco.

Alexia Knight, do Barclays, disse ser duvidoso que o golpe teria sido interrompido se o banco tivesse feito mais 'questões de proteção'.