A pensão básica do estado pode chegar a £ 10.000 por ano se os conservadores cumprirem a promessa eleitoral

Finanças Pessoais

O primeiro-ministro Boris Johnson e o chanceler Rishi Sunak se recusaram a descartar o fim do esquema(Imagem: POOL / AFP via Getty Images)

A pensão básica do estado pode chegar a £ 10.000 por ano se os conservadores cumprirem uma promessa feita na última eleição.

Da forma como está, um salto nos salários provocaria um grande aumento nas pensões pagas a milhões de britânicos.

Uma análise feita pela firma municipal AJ Bell diz que, com base no aumento médio dos rendimentos em 8%, a pensão estadual de taxa fixa iria de £ 179,60 para quase £ 194 por semana.

jack p pastor bebê

Isso significaria um aumento de cerca de £ 746 por ano para pouco mais de £ 10.000, acrescentou.

No entanto, o primeiro-ministro Boris Johnson e o chanceler Rishi Sunak se recusaram a descartar o cancelamento do esquema que prometeram manter em seu manifesto eleitoral.

Você acha que eles cumprirão sua promessa? Dê sua opinião na seção de comentários

Nele, os conservadores prometeram que a pensão do Estado aumentaria a cada ano de acordo com a inflação, os salários médios, ou 2,5%, o que for mais alto, durante os cinco anos deste Parlamento.

A informação veio enquanto o Escritório de Estatísticas Nacionais confirmou ontem (quinta-feira) que o rendimento médio semanal aumentou 6,6%, ou 7,3% incluindo bônus, nos três meses até o final de maio.

O bloqueio triplo da previdência estatal normalmente usa o valor médio dos ganhos dos três meses até o final de julho e, de acordo com AJ Bell, há todas as chances de que os ganhos médios continuem a aumentar à medida que a sociedade sai do bloqueio.

Siga todas as últimas notícias de política inscrevendo-se em um dos boletins informativos do NEWSAM

Tom Selby, analista sênior da AJ Bell, disse: Rishi Sunak enfrenta ser pego entre o Diabo e o mar azul profundo no bloqueio triplo da pensão estatal.

Embora a política possa acrescentar bilhões de libras aos gastos públicos em um momento de forte pressão fiscal para o país, retirá-la quebraria um compromisso do manifesto.

O relatório do ONS também revelou um aumento recorde de 356.000 no número de trabalhadores na folha de pagamento no mês passado.

As vagas aumentaram 241.000 trimestre a trimestre para 862.000 entre abril e junho - 77.500 acima dos primeiros três meses de 2020 e ultrapassando os níveis pré-pandêmicos pela primeira vez.

A taxa de desemprego voltou a cair, para 4,8%, entre março e maio.