Bonmarché fecha mais 30 lojas antes do Natal, já que os pavões vão levar o resto

Economia Britânica

Bonmarché disse que 30 lojas fecharão até 11 de dezembro(Imagem: UIG via Getty Images)

Os administradores conjuntos de Bonmarché disseram que 30 lojas 'de baixo desempenho e insustentáveis' serão fechadas em 11 de dezembro, com cerca de 240 funcionários sendo potencialmente despedidos.

Os administradores acrescentaram que o futuro de todas as lojas remanescentes 'não pode ser assegurado neste momento', estando ainda sujeito a negociação entre os novos proprietários e locadores.

Tony Wright, sócio da FRP Advisory, disse: Lamentamos profundamente que, como parte do processo de administração, 30 lojas sejam fechadas e a equipe possa ser dispensada. Estaremos trabalhando com o Escritório de Pagamentos de Redundância para dar suporte aos funcionários afetados.

Mas havia esperança para os funcionários nas 285 lojas restantes, já que os administradores disseram que haviam escolhido a Peacocks como licitante preferencial para o resto do negócio.

Agora iniciamos negociações avançadas com a Peacocks em uma base contínua e pretendemos concluir uma transação que irá maximizar os retornos para os credores, mas também fornecer a melhor oportunidade para manter o varejista aberto e proteger o maior número de empregos ', acrescentou Wright.

As lojas ficarão abertas por enquanto (Imagem: Getty Images)

Os administradores disseram que receberam 'inúmeras ofertas' para todo ou parte do negócio durante o processo.

O acordo com a Peacocks agora estará sujeito a diligências devidas e negociações com os proprietários antes de ser finalizado.

Ainda há muito trabalho a ser feito antes de garantirmos o futuro do negócio ', disse Wright.

'Embora estejamos otimistas de que uma transação possa ser concluída, em última análise, isso dependerá das negociações em andamento entre nosso licitante preferido e os proprietários sobre os aluguéis de mercado e ainda existe o risco de que o negócio deixe de ser comercializado.'

Bonmarché foi inaugurado em 1982 (Imagem: Stoke Sentinel)

Os diretores colocaram a empresa na administração após um período sustentado de 'condições comerciais desafiadoras e pressão de fluxo de caixa', o que significa que a empresa foi incapaz de cumprir as obrigações financeiras.

A executiva-chefe Helen Connolly disse na época: 'É com profundo pesar e tristeza que nomeamos administradores. Nos últimos 18 meses, o comércio em nossas lojas e as condições do mercado na rua pioraram significativamente. '

Connolly disse que o Brexit foi um fator chave para o fim da empresa.

'O atraso no Brexit criou negatividades nos mercados globais em relação à Grã-Bretanha e prejudicou o sentimento do consumidor e o movimento do varejo nas ruas', disse ela.

'Isso agravou os desafios que enfrentávamos e, sem tanto atraso, é possível acreditar que nossos problemas teriam sido mais administráveis. Em vez disso, só intensificou as pressões. '

Principais histórias de dinheiro
Morrisons vendendo ovos de Páscoa por 25p Dia de pagamento de Furlough confirmado KFC reabre centenas de lojas para entrega Explicação dos direitos de entrega no supermercado

No início deste ano, o chefe da Peacocks, Philip Day, assumiu o controle do varejista de rua com seu veículo de investimento Spectre. Esse investimento agora foi eliminado.

O negócio avaliou a rede sediada em Yorkshire em cerca de £ 5,7 milhões - apenas cinco anos atrás, a empresa valia quase £ 100 milhões.

A Bonmarché, fundada em 1982, alertou em março passado que o comércio havia se deteriorado, acrescentando que esperava perder cerca de £ 5 milhões este ano.

Antes de entrar na administração, a empresa baseada em Wakefield empregava um total de 2.887 pessoas, incluindo 200 funcionários em sua matriz, e negociava por meio de 318 lojas em todo o Reino Unido, online e por telefone.