Como banir a síndrome do intestino irritável e parar de arruinar sua vida com essas dicas fáceis

Estilo De Vida

A síndrome do intestino irritável é o que é conhecido como um distúrbio funcional, portanto, um raio-X do intestino não mostraria nenhum problema óbvio e não há uma causa única.

Pensa-se que em pessoas com SII, o intestino é simplesmente mais sensível, mas os especialistas ainda não sabem o porquê.



Tem sido sugerido que pode ser desencadeado por uma infecção, como gastroenterite, ou uso excessivo de antibióticos ou outros medicamentos, normalmente anti-inflamatórios.

Os sintomas podem aparecer e desaparecer em diferentes momentos da sua vida, por isso é uma questão de aprender a gerenciar a condição.

O que está em nosso guia:



  1. Conheça sua fibra
  2. ....mudar para branco
  3. Escolha pão azedo
  4. Seja exigente com suas frutas
  5. ...e vegetais
  6. Descasque as frutas e os vegetais primeiro
  7. Não vá cru
  8. Exercite-se regularmente - mas não vigorosamente
  9. Separe o estresse
  10. Consulte o seu médico
  11. Tome laxantes se necessário
  12. Cuidado com qualquer medicamento
  13. Mastigue bem a comida
  14. O que você bebe
  15. Suba sua bactaria
  16. Considere fazer hipnoterapia
  17. Experimente o Yoga

1. Conheça sua fibra

Emborafibraé uma parte importante de uma dieta saudável e pode proteger contra o câncer de intestino, há uma grande diferença entre fibra solúvel e insolúvel.

mingau

Certifique-se de que você está comendo o tipo certo de fibra (Imagem: Getty)

A fibra solúvel (por exemplo, em produtos à base de aveia) se dissolve na água e forma uma substância semelhante a um gel que retarda a digestão e a taxa de esvaziamento do estômago, enquanto a fibra insolúvel (por exemplo, em produtos à base de trigo) tem um efeito laxante, explica Dra Megan Arroll, coautora de Irritable Bowel Syndrome: Navigating Your Way to Recovery (livros Hammersmith, £ 14,99).



Embora a fibra solúvel possa ajudar com os sintomas da SII, como constipação, ela também pode piorar os sintomas. Se for o caso…

2....mudar para branco

Embora vá contra os conselhos nutricionais convencionais, tente evitar qualquer coisa com farinha integral (pão integral, torradas, biscoitos digestivos etc.)

E como a fibra de cereais pode ser o pior agressor para agravar certos sintomas da SII, coma Rice Krispies no café da manhã, sugere o Dr. theibsnetwork.org ).

Pão branco fatiado

Pão branco é mais fácil de digerir (Imagem: Getty)

Eles são fáceis de digerir porque são pobres em fibras e contêm apenas arroz, diz ele.

Pesquisas sugerem que esse simples ajuste dietético alivia os sintomas em 30-40% em cerca de dois terços das pessoas com SII.

3. Escolha pão de fermento

(Imagem: Getty Images)

Estudos emUniversidade de Leiturasugerem que o pão de fermento pode ser melhor para aqueles com SII porque tem um efeito positivo na composição da microbionta intestinal.

4. Seja exigente com suas frutas

Dr Read explica: Muitas frutas e vegetais contêm açúcares complexos mal absorvidos (fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos) que retêm fluido no intestino e são fermentados no cólon, gerando gases e produzindo inchaço.

Mulher comendo frutas frescas

Seja exigente com suas frutas (Imagem: Getty)

Frutas de caroço (ameixas, ameixas, cerejas) e maçãs podem causar sintomas, enquanto frutas cítricas, kiwis, a maioria das bagas, ruibarbo, banana, maracujá são boas.

5...e legumes

Evite milho, brássicas (família do repolho) e vegetais de beladona (tomate, batata, berinjela e pimentão), sugere o Dr. Arroll.

6. Descasque as frutas e os vegetais primeiro

Isso remove a fibra insolúvel encontrada nas peles, sugere o Dr. Arroll.

Cortar, cozinhar e fazer purê também pode ajudar – e frutas podem ser misturadas em smoothies.

7. Não vá cru

Embora nos digam que cru é saudável, pode ser difícil de digerir. Experimente frutas e vegetais cozidos ou enlatados.

Tente comer vegetais cozidos em vez de crus (Imagem: Getty)

8. Exercite-se regularmente - mas não vigorosamente

O exercício intenso tem sido associado a vários sintomas gastrointestinais, como diarreia, diz o Dr. Arroll.

No entanto,exercício regularajuda na constipação e é vital para manter a saúde física e psicológica.

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Tente uma caminhada diária, passeio de bicicleta ou natação em vez de trabalho de resistência.

9. Elimine o Estresse

Estressepode contribuir diretamente para os sintomas da SII, por isso é importante tomar medidas para combater isso.

Tenha ritmo e faça pausas regulares, aconselha o Dr. Read.

Encontre tempo para ler, escrever, desenhar, cozinhar ou caminhar. Todos são propícios à atenção plena; ajudam a distanciá-lo das pressões do dia e dar-lhe espaço para colocar as coisas em perspectiva.

E se houver algo te preocupando, converse com alguém sobre isso.

Homem pagando as contas

Separe seu estresse (Imagem: Getty)

10. Consulte seu médico

Se você tiver sintomas contínuos por mais de três meses, é importante consultar seu médico caso tenha uma condição tratável ou potencialmente fatal (colite, câncer, doença celíaca), alerta o Dr. Read.

Se o diagnóstico for SII, há uma variedade de medicamentos disponíveis – desde medicamentos que estimulam ou inibem a motilidade intestinal até antiespasmódicos. Ter em mente que
tratamento não é um tamanho único.

Pergunte sobre antidepressivos

Estes podem ser úteis para IBS grave porque trabalham nos nervos do intestino, que são semelhantes aos do cérebro.

11. Tome laxantes se necessário

Algumas pessoas simplesmente têm um intestino naturalmente lento – e é um mito que os laxantes tornam o intestino preguiçoso.

Experimente uma pequena dose de um laxante, como macrogel (do seu farmacêutico), regularmente por um tempo para ver se ajuda.

Mulher tomando um antidepressivo

Tome laxantes se necessário (Imagem: Getty)

12. Tenha cuidado com qualquer medicação

Analgésicos comuns, como a codeína, são notórios por causar constipação, enquanto o ibuprofeno pode irritar o intestino.

Comprimidos de pressão arterial e suplementos de ferro também podem desencadear sintomas. Se você tiver dores, escolha paracetamol, que não afeta o intestino.

…e antibióticos

Na verdade, não tome antibióticos, a menos que seja absolutamente necessário devido ao efeito adverso que eles têm nas bactérias intestinais.

13. Mastigue bem a comida

Mastigar pelo menos 30 vezes significa que o intestino processa os alimentos mais rapidamente e, como resultado, reduz o risco de fermentar, produzindo gases e provocando dor, inchaço e gases.

Abaixe o garfo entre as mordidas para adquirir o hábito de comer mais devagar.

14. Observe o que você bebe

Cerca de 50% das pessoas com SII relatam sentir-se pior após umabeberou dois.

Cerveja e vinho tinto parecem ser particularmente problemáticos.

Cuidado com o quanto - e o que - você bebe

15. Aumente sua bactaria

As bactérias benéficas do intestino (Lactobacilos e Bifidobactérias) têm
efeitos anti-inflamatórios, e agora acredita-se que algumas pessoas com SII tenham inflamação intestinal de baixo grau, diz o Dr. Arroll.

Tomar prebióticos (suplementos ou substâncias em certos alimentos que nutrem as bactérias benéficas já no intestino) e probióticos (bactérias vivas ingeridas em alimentos como iogurte e chucrute e em suplementos) pode ajudar.

Diferentes pessoas respondem a diferentes produtos, mas tente suplementos que sobrevivem ao meio ácido do estômago e também contêm várias cepas de bactérias.

Você precisa tomar um produto por um mês para saber se está fazendo a diferença. Se isso não acontecer, pode valer a pena tentar um diferente.

Symprove – £ 79 para garrafas de quatro litros de symprove.com mostrou resultados impressionantes em testes independentes.

16. Considere fazer hipnoterapia

Este é um dos tipos de tratamento mais pesquisados ​​para controlar os sintomas da SII, diz o Dr. Aroll.

Probióticos

Os probióticos podem ajudar

Os dois principais métodos são a Abordagem de Manchester e a Abordagem do Norte.
Protocolo Carolina.

Seu médico de família pode encaminhá-lo porque o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) recomenda isso como tratamento para SII, explica ela.

No entanto, se os serviços não forem oferecidos pelo NHS em sua área, confira o site do Hypnotherapy Directory – hypnotherapy-directory.org.uk/adv-search.html e selecione Member of a Professional Body for terapeutas aprovados por uma organização profissional .

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17. Experimente o Yoga

As posturas de ioga são ótimas para acalmar e estimular a respiração profunda, o que pode ajudar com a síndrome do intestino irritável, diz a treinadora de celebridades Christianne Wolff.

E se você tem constipação, algumas poses como cachorro descendente estimulam o movimento na parte inferior do abdômen.

Dicas de bônus

Saindo

Esteja preparado: Ansioso para sair ou viajar? O Dr. Arroll sugere levar um pacote de emergência (por exemplo, medicamentos como Buscopan para cólicas estomacais, comprimidos para alívio da diarréia, lenços umedecidos laváveis ​​e uma muda de roupa íntima) com você.

Evite alimentos 'dieta'

Esqueça os alimentos com baixo teor de gordura: Evite alimentos rotulados como diet ou light que contenham adoçantes artificiais que possam ter um efeito laxante.

E sempre escolha o açúcar de mesa ao invés do mel (com moderação). Como não é fermentável, não deve causar problemas digestivos.

Óleo de menta

O óleo de hortelã-pimenta é mais eficaz para reduzir as cãibras da SII do que os relaxantes musculares prescritos, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.

Roupas íntimas novas

Abandone as calças de controle: roupas íntimas moldadas pressionam o abdômen, resultando em vento preso.

O que é IBS?

Nick Read, presidente da instituição de caridade IBS Network, diz que é um termo genérico para sintomas inexplicáveis ​​que podem perturbar o intestino grosso ou o cólon.

A SII afeta cerca de um terço da população em algum momento de suas vidas, com uma em cada 10 pessoas procurando ajuda de seu médico de família.

Os sintomas podem incluir dor abdominal e espasmos, diarreia, constipação ou hábitos intestinais erráticos, inchaço, gases e uma necessidade urgente de ir ao banheiro.

É mais comum em mulheres e pessoas mais jovens e pode ser desencadeada por mudanças na vida ou estresse. É importante obter um diagnóstico adequado - os médicos realizarão testes para excluir outras anormalidades, como colite, doença celíaca ou doença de Crohn, antes de diagnosticar a SII.

Por ser um ‘distúrbio funcional’, não há causa ou cura conhecida. Mas gerenciar o IBS é entendê-lo. O autogerenciamento e aprender como o estilo de vida e a dieta podem afetar seus sintomas é fundamental.

Não existe cura mágica, mas você pode aprender a controlá-la e viver uma vida normal.

Experiências

Um gel natural aliviou minha miséria IBS

Mãe de três Helen Moore, 44, artista e escultora ( equorum.co.uk ), de Dorchester diz:

Meus intestinos sempre foram imprevisíveis – e acabei sendo diagnosticado com SII no final dos meus 20 anos após o nascimento do meu segundo filho.

Helen Moore

Um gel natural aliviou a miséria IBS de Helen Moore

Eu sofria diariamente com diarréia ou constipação, mas de longe o pior sintoma era a letargia avassaladora – alguns dias era como estar gripado sem a temperatura.

Isso destruiu minha confiança e eu não queria ir a lugar nenhum por medo de não conseguir encontrar um banheiro.

Minha ansiedade aumentou e, recentemente, comecei a sentir uma dor incapacitante, semelhante a um vício, ao redor da área do diafragma. Durante um ataque particularmente ruim, quando eu não conseguia me mexer ou comer, um médico de família veio em uma visita domiciliar e diagnosticou gastrite (inflamação do revestimento do estômago).

Foi-me prescrito omeprazol, um inibidor da bomba de prótons para interromper a produção de ácido. No entanto, eu odiava a ideia de tomar pílulas e decidi procurar uma alternativa natural.

Encontrei vários remédios e suplementos de ervas, mas o único livre de efeitos colaterais era um produto chamado silicolgel. É uma combinação líquida de ácido silícico, silício e oxigênio em um gel coloidal hidratado que reveste o trato digestivo (uma colher de sopa cobre uma área de três metros quadrados).

Aparentemente, esse revestimento protetor não afeta as bactérias boas, mas atua como um ímã para as bactérias ruins – se ligando fisicamente a toxinas, irritantes e patógenos – reduzindo sua capacidade de causar inflamação antes de serem eliminadas do corpo.

Após 24 horas, a dor diminuiu. Três dias depois, eu poderia voltar ao trabalho. Pela primeira vez desde que me lembro, fui ao banheiro normalmente – não constipado ou solto.

Tomei silicolgel como recomendado por quatro semanas, depois planejei uma semana de folga. Mas depois de um dia eu estava tão ansioso que tinha uma recaída que simplesmente reduzi a dose para duas colheres de sopa por dia, e agora tomo uma colher por dia.

Se eu souber que um período de ansiedade está se aproximando, aumentarei a dose novamente. Não é exagero dizer que este remédio natural me devolveu a vida.

  • Silicolgel custa £ 8,29 (200 ml) e £ 18,49 (500 ml) de Boots, Holland & Barrett, e farmácias independentes e lojas de alimentos saudáveis.

Eu sofri por 13 anos antes de um diagnóstico

Matthew Chaddock, 31, gerente de escritório de Leeds, foi finalmente diagnosticado com SII depois de sofrer 13 anos com toda uma gama de sintomas debilitantes

A partir dos 12 anos, algo não estava certo – eu ia ao banheiro até meia dúzia de vezes por dia, depois outros dias nem todos.

Minha mãe me levou ao clínico geral, que simplesmente disse que eu deveria 'comer melhor', 'experimentar alimentos diferentes' e 'cortar a fibra', mas isso não teve muito efeito. Naquela época, meu IBS era muito fácil de esconder e não estava realmente afetando minha vida, então eu apenas lutei.

Cerca de seis anos atrás, meus sintomas de repente pioraram muito, indo ao banheiro com muito mais frequência, com inchaço, dor na parte inferior das costas e geralmente me sentindo muito mal.

Recentemente, tentei comer mais pão integral, que agora sei que pode ser um gatilho para a síndrome do intestino irritável. Fui ao meu médico que prescreveu vários medicamentos para retardar meus movimentos intestinais, o que funcionou até certo ponto. Mas ele também me disse para aumentar minha ingestão de fibras, frutas e vegetais.

Fui então encaminhado a um consultor que simplesmente disse: ‘Não se preocupe, é apenas IBS, não há muito que você possa fazer’.

Percebi então, com aquele diagnóstico formal, que tinha que resolver o assunto com minhas próprias mãos.

Pesquisei online e através da Rede IBS. Em seguida, reduzi a fibra insolúvel, cortando pão integral e reduzindo minha ingestão de frutas e vegetais, o que ajudou um pouco. Também tentei probióticos, que não me ajudaram, e hipnoterapia, que teve um efeito positivo, mas de curto prazo.

toff nesta manhã

Três anos atrás, montei um grupo de apoio em Leeds para pessoas com SII compartilharem informações. A SII é uma constante na minha vida, mas pelo menos eu sei com o que estou lidando.

  • Para obter mais informações sobre IBS e suporte, acesse theibsnetwork.org
  • Para marcar o Mês de Conscientização da IBS no Reino Unido, a Asda Pharmacy está realizando eventos de saúde digestiva de 1 a 24 de abril. A campanha também conta com o apoio da Rede IBS.

Perguntas médicas
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