Como se livrar de uma unha encravada - do fio dental ao vinagre de maçã

Estilo De Vida

A partir do momento que aprendemos a andar, nossos pés trabalham muito e aguentam muito de nós.

Eventualmente, nossos adoráveis ​​pés de bebê se transformam em algo um pouco mais aguerrido e, bem, menos fofo.

Portanto, não é surpresa que eles muitas vezes se tornem um pouco desgastados e precisem de algum TLC.

Pé de atleta, dedos em martelo, joanetes de infecções fúngicas nas unhas, calos e calosidades são algumas das feridas e condições de guerra comuns e pouco apetitosas que acometem nossos pezinhos.

Um desses problemas nosso pés rosto são unhas encravadas.

Além de não serem particularmente estéticos, também podem ser muito dolorosos e, em alguns casos, podem infeccionar.

Então, o que causa esses problemas de unhas? E qual a melhor forma de combatê-lo? A boa notícia é que, além do tratamento médico, existem alguns passos que você pode tomar (dependendo da gravidade da unha encravada).

Como se livrar de uma unha encravada

1. O que causa uma unha encravada?

Inflamação da unha do dedão do pé

De acordo com NHS , uma unha encravada se desenvolve quando os lados da unha crescem na pele ao redor. A unha então se enrola e perfura a pele, que por sua vez fica vermelha, inchada e sensível.

Isso pode acontecer por causa de uma técnica incorreta de corte de unhas (você deve sempre cortar as unhas retas e nunca muito curtas), calçados apertados e traumas sofridos pelo pé.

Se você tende a ter os pés bastante suados, pode estar mais propenso a ter unhas encravadas. Isso ocorre porque, se a pele ao redor das unhas dos pés for macia, é mais fácil para a unha perfurá-la e se inserir nela.

Como melhorar sua saúde

2. Sintomas de unha encravada.

Existem vários sinais de que uma unha do pé – geralmente o dedão do pé – está encravada. Esses incluem:

jack p pastor bebê
  • Dor se a pressão for colocada no dedo do pé
  • Inflamação da pele no final do dedo do pé
  • Um acúmulo de fluido na área ao redor do dedo do pé
  • Um crescimento excessivo de pele ao redor do dedo afetado
  • Sangramento
  • Pus branco ou amarelo vindo da área afetada.
Cortar as unhas dos pés

Como você corta as unhas dos pés pode causar encravamento

3. Prevenir uma unha encravada.

Como parte de sua rotina diária, você deve fazer o seguinte:

• Mantenha os pés limpos lavando-os regularmente com água e sabão
  • Troque suas meias regularmente
  • Corte as unhas dos pés em linha reta para impedi-las de cavar na pele ao redor
  • Empurre suavemente a pele para longe da unha usando um cotonete (isso pode ser mais fácil depois de usar uma pequena quantidade de azeite para amaciar a pele)
  • Use sapatos confortáveis ​​que se ajustem adequadamente.

4. Tratamento de unhas encravadas em casa.

Se a unha do pé não melhorar ou se infectar, pode ser necessária uma cirurgia. No entanto, se não for muito grave, tente um dos seguintes:

Experimente dar um bom banho nos pés

• Mergulhe ou lave os pés com sabão de Castela ou sais de Epsom para suavizar a área afetada. Isso pode ajudar a tirar a pele da unha.
  • Ou adicione uma xícara de vinagre de maçã a um pouco de água morna e molhe a unha. Isso ajudará a unha a combater as bactérias que se formam e manterá a área limpa enquanto cicatriza.
  • Use fio dental na unha e tente levantar suavemente o canto da unha que está cavando na pele. Você pode fazer isso depois de mergulhar o pé por 20 minutos ou mais. Apenas lembre-se de não processar o fio dental com sabor, pois isso pode causar uma sensação desagradável de queimação.

Uma pitada de vinagre de maçã pode ajudar a prevenir a propagação de bactérias

Se você for corajoso, tente fio dental

5. Você também pode tentar cortar uma unha encravada.

Apenas esteja avisado, isso pode ser bastante complicado, então certifique-se de seguir os seguintes passos:

• Mergulhe os pés em água morna misturada com sal Epsom ou sabão de Castela por cerca de 20 minutos para ajudar a suavizar a unha e a pele e reduzir qualquer inchaço
  • Com os dedos limpos, empurre cuidadosamente a pele inchada para trás da borda da unha. Isso pode doer um pouco, então certifique-se de não forçar mais do que o permitido

• Agora, começando pelas bordas, corte a unha em linha reta

• Coloque um pequeno pedaço de algodão entre a unha encravada e a pele. Isso ajudará a evitar que a unha encravada volte e a orientará a crescer corretamente.

Ou tente cortar você mesmo (Imagem: Getty Images)

6. Você pode precisar de cirurgia se a unha encravada não melhorar.

Os dois tipos de cirurgia são:

• Avulsão parcial da unha – removendo parte da unha do pé
  • Avulsão total da unha – removendo toda a unha do pé

A avulsão parcial da unha é o tratamento mais comum. Seu dedo do pé é anestesiado com um anestésico local e as bordas da unha são cortadas. Um produto químico chamado fenol é então aplicado na área afetada para evitar que a unha volte a crescer e se torne encravada no futuro.

Visite o seu médico de família ou um podólogo o mais rápido possível se desenvolver problemas com os pés.

consulte Mais informação

Mais Lidos