Como se livrar das vespas e mantê-las longe - de remédios naturais a armadilhas

Estilo De Vida

Vespas pode ser uma praga e um incômodo à medida que nos aproximamos dos meses mais quentes, e pode ser uma dor real se livrar deles se eles fizerem sua casa dentro de sua casa.

Os insetos são uma parte importante do nosso ecossistema, e desempenham um papel vital no controle de pragas que de outra forma destruiriam plantas e colheitas.

Matthew Robertson, da Sociedade Zoológica de Londres, disse: As vespas são extremamente importantes.

Seu controle de espécies de pragas não pode ser superestimado. Sem eles, teríamos que usar muito mais pesticidas para combater enxames de pragas que comem colheitas.

Mas, embora seu papel no ecossistema seja útil, não os torna mais atraentes como vizinhos e hóspedes.

Eles embalam uma picada desagradável e, se construírem um ninho em sua casa, pode ser perigoso.

Então, aqui está tudo o que você precisa saber sobre como se livrar das vespas.

Vespa construindo seu ninho (Imagem: Getty Images)

castração química michael jackson

É mais fácil prevenir uma invasão de vespas do que se livrar delas quando elas se instalarem.

• Esvazie e lave suas lixeiras regularmente e mantenha-as longe de janelas e portas para que as vespas não sejam atraídas pelo seu conteúdo.
  • Verifique se há lacunas ou buracos no telhado, pois essa é uma das maneiras mais comuns de entrar em sua casa para construir um ninho. Sele quaisquer lacunas e coloque malha de insetos sobre as aberturas da grade ou tijolos de ar.
  • Inspecione sua casa - particularmente o loft, galpão, garagem ou sob o beiral - e jardim nos meses de primavera para ver se algum ninho pequeno está sendo construído. Estes terão o tamanho de uma bola de golfe e conterão menos insetos.
    Quando a rainha começa a botar ovos, eles crescem em tamanho rapidamente para acomodar os novos insetos, e é aí que eles se tornam mais difíceis de se livrar.
  • Mantenha plantas perfumadas, que podem atrair vespas, longe de suas portas e janelas.

Armadilhas de vespas

Um ninho de vespas, com um grande grupo de vespas nele

Vespas em um ninho (Imagem: Getty)

Só porque você tem vespas em seu jardim não significa que você tenha um ninho; eles podem apenas estar vindo ao seu jardim para comprar comida ou materiais de construção de ninhos.

Mas isso não os torna mais bem-vindos se você estiver planejando um piquenique ou um churrasco.

Se você tem vespas em seu jardim ou em casa, você pode comprar armadilhas para vespas sem veneno para atraí-los e matá-los.

Você enche o recipiente com suco doce ou cerveja e, quando os insetos entram na armadilha, eles não conseguem escapar. A maioria das armadilhas são reutilizáveis.

Opções naturais

As vespas são repelidas pela hortelã-pimenta. Tente diluir um pouco de óleo de hortelã-pimenta em água e borrifá-lo onde você costuma pegar vespas.

Você também pode plantar hortelã-pimenta em seu jardim para deter as pequenas criaturas.

Outra opção é misturar uma xícara de vinagre branco com uma xícara de água e colocar em um borrifador. Isso torna uma solução eficaz para pulverizar vespas perdidas - algumas explosões devem matá-las.

Sprays

Uma variedade de sprays de controle de vespas estão disponíveis, desde inseticidas de ação rápida para matar os insetos, até sprays de superfície para impedi-los de ficar por perto.

Você também pode tratar pequenos ninhos que são facilmente acessíveis com spray destruidor para exterminar vespas no ninho. No entanto, é importante ler e seguir as instruções cuidadosamente e manter distância do ninho. Normalmente, você deve deixar o spray agir por 24 horas - ou o tempo que diz na embalagem - antes de tentar mover o ninho.

Sempre use roupas de proteção, incluindo óculos de proteção, luvas e uma máscara de poeira ao lidar com um ninho de vespas, mesmo que seja muito pequeno. Trate os ninhos no início da manhã ou no final da noite, quando as vespas estão no ninho e menos ativas.

Chame os profissionais

Ninho de vespas (Imagem: Getty Images)

Se você encontrar um ninho de vespas em sua casa ou jardim, provavelmente é melhor chamar controladores de pragas profissionais para cuidar dele.

Eles terão as ferramentas especializadas, bem como as roupas de proteção para lidar com o problema com segurança, e você não correrá o risco de um enxame de insetos furiosos.

Se um ninho for pequeno o suficiente, é possível que eles consigam movê-lo para outro local, mas se for um ninho completo, poderá conter milhares de vespas e precisará ser destruído.

O que não fazer

Atingir um ninho com um graveto para desalojá-lo ou destruí-lo deixa as vespas dentro com raiva, e o enxame atacará para defender sua casa.

Tentar 'extinguir' um ninho acendendo uma fogueira embaixo dele também é perigoso, pois é fácil perder o controle das chamas. A última coisa que você quer sua casa está pegando fogo enquanto você está tentando afastar um enxame furioso de insetos.

Se você é alérgico a picadas de vespas, deve ser especialmente cauteloso em torno dos ninhos. Se as vespas atacarem, você poderá ser picado várias vezes, colocando sua vida em perigo.