Dilemas da dieta: Oito alimentos 'saudáveis' que secretamente fazem mal para você

Fazendo Dieta

(Imagem: Getty)

Ser vendido com alternativas com baixo teor de gordura e sabor pode ser enfadonho.



Portanto, é revigorante descobrir que alguns 'alimentos saudáveis' não são tudo o que dizem ser e podem, na verdade, perder alguns benefícios para a saúde.

A verdade é que existem muitos alimentos 'saudáveis', que na verdade contêm altos níveis de gordura, açúcar e sal, por isso é fácil se enganar, diz Bridget Benelam, cientista nutricional sênior da British Nutrition Foundation.

O que significa que seu herói da dieta pode estar sabotando seus esforços para emagrecer ou negando ao corpo vitaminas e minerais extras, concorda a nutricionista Linda Foster.



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Aqui está o nosso resumo dos alimentos 'saudáveis' a serem observados ...

Querida

Muitos de nós regamos mel pensando que é mais saudável e mais ‘natural’ do que açúcar - mas estamos errados!

Ambos contêm níveis elevados de glicose semelhantes, diz Foster.



Mas, como o mel é mais denso, uma colher de sopa na verdade contém mais calorias do que uma colher de açúcar granulado do mesmo tamanho.

Em outras palavras: coma muito mel e você ganhará tanto peso quanto se fartando de outros alimentos doces.

Leite desnatado

Embora beber leite integral tenha sido demonizado como uma proibição à saúde nos últimos anos, pesquisas mostram que poderia ser uma escolha melhor do que desnatado.

Para começar, o leite integral contém apenas cerca de 4% de gordura por 100ml, muito longe dos 20% mais geralmente exigidos para ser considerado 'alto teor de gordura'.

E, embora o leite desnatado contenha apenas 0,1% de gordura, a menos que você beba litros desse produto, mudar de leite integral para desnatado não fará uma grande diferença para a ingestão geral de gordura.

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Além disso, o leite desnatado é muito menos nutritivo.

Isso porque o creme contém as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, explica Foster.

Para piorar as coisas, uma pesquisa da Universidade de Cardiff revelou que o leite integral pode realmente aumentar o metabolismo e ajudar você a queimar mais calorias, enquanto reduz o risco de doenças cardíacas na pechincha.

Cereais do café da manhã

Estudos mostram que as pessoas que comem cereais no café da manhã tendem a ser mais magras do que aquelas que não comem - mas apenas se estiverem optando por uma marca saudável.

Escolha a caixa errada e comece o dia com uma fatia de bolo, pois alguns cereais são ricos em açúcar e gordura.

Os principais a serem observados são as crianças cobertas de açúcar ou 'geladas', junto com algumas das granolas cheias de nozes e óleo. Por isso, sempre leia o rótulo, avisa Foster.

Não que precisemos pular o corredor dos cereais - os especialistas concordam que comer em uma tigela de mingau ou qualquer outro cereal integral, como flocos de farelo ou Weetabix, é na verdade um café da manhã muito saudável.

Naturalmente baixo em calorias e rico em fibras, eles o ajudarão a mantê-lo saciado por mais tempo e a evitar lanches no meio da manhã.

Muita fruta

Naturalmente com baixo teor de gordura e repleto de vitaminas, você esperaria que as frutas fossem um ótimo alimento dietético, mas coma muito e o oposto pode se tornar verdadeiro.

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A fruta é rica em frutose, o que significa muitas calorias. E pesquisas recentes sugeriram que esse tipo de açúcar não faz você se sentir satisfeito.

Normalmente, quando comemos açúcar, nosso corpo libera insulina, que diz ao cérebro que já comemos o suficiente. Mas a frutose não parece desencadear esta resposta à insulina, por isso é fácil comer grandes quantidades.

Frutas secas são ricas em frutose e uma pequena caixa de passas contém cerca de 8,5 colheres de chá de açúcar!

Mas não se esquive das frutas, pois é um alimento muito saudável com moderação, diz Foster. Limite-se a duas peças por dia e faça o resto das cinco por dia com vegetais.

Barras de cereais

Barras de cereais: é importante verificar o rótulo (Imagem: Getty)

Este tipo de barra é comercializado como amigo da dieta e pode parecer uma solução saudável se você não tiver tempo para o café da manhã.

Mas há uma razão pela qual eles são mantidos no corredor de confeitaria - alguns contêm mais gordura e açúcar do que uma pequena barra de chocolate.

A chave é verificar o rótulo, diz Benelam.

Vegetais crus

Estrelas como Gwyneth Paltrow podem ser líricas sobre os benefícios das dietas com alimentos crus, mas pesquisas mostram que, ao contrário, é melhor cozinhar vegetais.

Os fãs de alimentos crus afirmam que cozinhar mata as vitaminas e os minerais, mas estudos descobriram o contrário. E embora o cozimento possa destruir parte (mas não toda) da vitamina C, o processo aumenta a absorção de nutrientes que combatem doenças - os antioxidantes.

Um estudo descobriu que as pessoas com uma dieta vegetal crua tinham baixo teor de licopeno antioxidante - um pigmento vermelho encontrado nos tomates que está associado a um menor risco de câncer e ataques cardíacos.

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Da mesma forma, um estudo de 2008 descobriu que cenouras, espinafre, cogumelos, aspargos, repolho e pimentão fornecem mais antioxidantes quando cozidos do que quando comidos crus.

Isso ocorre porque o cozimento quebra as grossas paredes celulares dos vegetais, tornando mais fácil para o corpo absorver os nutrientes que eles contêm, explica Benelam.

Cozinhar no vapor é melhor, depois fervura suavemente. A fritura preserva o mínimo de vitaminas e minerais.

Bebidas dietéticas

Eles parecem uma maneira direta de os amantes de refrigerantes reduzirem calorias, mas alguns especialistas acreditam que as bebidas dietéticas podem na verdade impedir a perda de peso.

A pesquisa está se acumulando para sugerir que, embora os adoçantes artificiais que eles contêm possam convencer as papilas gustativas de que estão consumindo açúcar, o cérebro não pode ser enganado tão facilmente.

E quando são negadas as calorias que está esperando, seu corpo sai em uma caça às calorias, fazendo você sentir fome e comer mais.

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É por isso que vários estudos americanos parecem mostrar que consumir adoçantes pode aumentar a probabilidade de as pessoas engordarem do que reduzi-lo.

Molho de salada com baixo teor de gordura

Parece uma ótima maneira de tornar uma refeição virtuosa menos calórica, mas cientistas da Universidade Estadual de Iowa, nos Estados Unidos, descobriram que molho com baixo teor de gordura pode anular os benefícios da salada.

Por outro lado, o uso de azeite ou um pouco de manteiga aumenta a ingestão de vitaminas.

Isso ocorre porque muitos vegetais para salada são solúveis em gordura, então um pouco de gordura ajuda seu corpo a absorver seus nutrientes com mais eficiência, diz Foster.

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