Gary Lineker envia mensagem de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo para Bukayo Saka

Futebol

Gary Lineker enviou uma mensagem de apoio a Bukayo Saka depois que o jovem de 19 anos quebrou o silêncio da mídia social na quinta-feira.

Saka não tinha falado desde que perdeu um pênalti na derrota da Inglaterra na final da Euro 2020 para a Itália, no domingo.

Mas o homem do Arsenal agradeceu a todos aqueles que lhe enviaram palavras animadoras desde o jogo, enquanto ele também criticou o Instagram, Twitter e Facebook por não fazerem o suficiente para impedir o abuso racista e admitiu que sentiu como se tivesse decepcionado todo mundo com sua cobrança de pênalti.

O apresentador da BBC Lineker respondeu rapidamente e disse a Saka para manter a cabeça erguida - usando Lionel Messi e Cristiano Ronaldo como exemplos daqueles que lutaram contra adversidades no passado.

Bukayo Saka acessou as redes sociais pela primeira vez desde o pênalti perdido na quinta-feira (Imagem: Pool via REUTERS)

'O futuro de @Inglaterra é maravilhosamente brilhante ', disse Lineker. 'Jovens jogadores de futebol extremamente talentosos que impressionam tanto dentro como fora do campo.

'Você tem 19 anos e teve a coragem de se preparar para marcar um pênalti. Até Messi e Ronaldo sentiram falta de muitos deles. Sinta-se orgulhoso e não seja culpado. '

Lineker não foi a única figura de alto perfil a responder a Saka, com a lenda do Arsenal Ian Wright dizendo 'Te amo' e seu fã de celebridades Piers Morgan acrescentando: 'Bukayo, não há necessidade de desculpas.

'Quando eu tinha 19 anos, a coisa esportiva mais estressante que fiz foi tentar (e não conseguir) quebrar o recorde de velocidade por beber meio litro de cabeça para baixo na frente de 50 moradores em meu pub.

'Você se apresentou na frente de mais de 500 milhões de pessoas. Isso exigiu uma coragem incrível. Orgulhoso de ti.'

A declaração completa de Saka diz: 'Fiquei alguns dias longe das redes sociais para passar um tempo com minha família e refletir sobre as últimas semanas. Esta mensagem não fará justiça, estou muito grato por todo o amor que recebi e sinto que preciso agradecer a todos que me apoiaram.

'Foi uma honra fazer parte de um @Inglaterra elenco que lidera pelo exemplo, eles são irmãos para a vida e sou grato por tudo o que aprendi com cada um dos jogadores e funcionários que trabalharam tanto. Ajudar aquela equipe a chegar à nossa primeira final em 55 anos, ver minha família no meio da multidão, saber do que eles desistiram para me ajudar a chegar lá, isso significou tudo para mim.

'Não há palavras para dizer o quanto fiquei decepcionado com o resultado e meu pênalti. Eu realmente acreditei que ganharíamos isso para você. Lamento que não tenha sido possível trazê-lo para casa este ano, mas prometo que daremos tudo o que pudermos para garantir que esta geração saiba como é vencer.

Gary Lineker usou Cristiano Ronaldo e Lionel Messi como exemplos para fazer seu ponto (Imagem: Getty Images)

'Minha reação após a partida disse tudo, eu estava sofrendo muito e senti que iria decepcionar todos vocês e minha família da Inglaterra, mas posso prometer isso ... Não vou deixar esse momento ou a negatividade que eu' recebi esta semana me quebrar.

'Para aqueles que fizeram campanha em meu nome e me enviaram cartas sinceras, desejaram felicidades a mim e à minha família - sou muito grato. É assim que o futebol deve ser. Paixão, pessoas de todas as raças, gêneros, religiões e origens se unindo em uma alegria compartilhada da montanha-russa do futebol.

'Para as plataformas de mídia social @Instagram @Twitter @o Facebook Não quero que nenhuma criança ou adulto receba as mensagens odiosas e ofensivas que eu, Marcus e Jadon, recebemos esta semana. Eu soube imediatamente o tipo de ódio que estava prestes a receber e é uma triste realidade que suas plataformas poderosas não estão fazendo o suficiente para parar essas mensagens.

'Não há lugar para racismo ou ódio de qualquer tipo no futebol ou em qualquer área da sociedade e para a maioria das pessoas que se reúnem para chamar as pessoas que enviam essas mensagens, agindo e relatando esses comentários à polícia e dirigindo fora o ódio sendo gentis uns com os outros, nós venceremos.

'O amor sempre vence. Bukayo Saka '

Você quer uma prévia exclusiva da pré-temporada do SEU clube - tanto na sua caixa de entrada quanto na caixa de correio? Acesse aqui para saber mais e proteger sua cópia.