Como meu MP votou na Guerra do Iraque? Pesquise por nome ou distrito eleitoral à medida que o relatório final da Chilcot é revelado

Uk News

Tony Blair dirigindo-se aos parlamentares em 18 de março de 2003 - um dia que mudou o curso da história(Imagem: PA)

Já se passaram mais de 13 anos desde que uma noite de terça-feira em Westminster mudou o curso da história mundial.

Os backbenchers trabalhistas fracassaram em sua revolta para impedir a Guerra do Iraque em 18 de março de 2003 - apesar de Tony Blair levantar ecos do apaziguamento de Adolf Hitler na década de 1930.

O mais antigo primeiro-ministro trabalhista da história agarrou a caixa de despacho enquanto fazia um argumento apaixonado para destruir as armas de destruição em massa que, como mais tarde se descobriu, não estavam lá.

Quando o debate terminou às 22h, centenas de membros se reuniram por dois corredores revestidos de madeira em cada lado da famosa câmara para uma decisão que desencadeou uma reação em cadeia em todo o Oriente Médio.

Então, com o Relatório Chilcot finalmente estudando as consequências, como isso aconteceu - e quem votou em que sentido?

Leicester vs Liverpool tv

Esses widgets mostram como todos os 659 deputados balançaram nas duas votações da noite.

Se o seu MP mudou, digite o seu distrito e você verá dois nomes - o MP na época e o MP agora.

Role para baixo para obter uma explicação do que tudo isso significa.

Consulte Mais informação:

Apesar de terem sofrido o maior golpe em seus legados, foram os parlamentares trabalhistas que desafiaram o governo em número muito maior.

Houve dois votos no debate histórico.

O primeiro voto foi uma emenda rebelde dizendo o caso da guerra 'ainda não foi estabelecido' e falhou por 217 votos a 396.

Os rebeldes somavam 138 parlamentares trabalhistas (mais um 'caixa' ou contador de votos), 15 conservadores e todos os 53 democratas liberais.

Esses gráficos simplificam as coisas, mostrando aqueles que apoiaram a emenda como 'contra a guerra' e aqueles que lutaram contra a emenda como 'pela guerra'.

o que significa 545

Como os parlamentares trabalhistas votaram na Guerra do Iraque (1ª votação)

Hansard, 18 de março de 2003

Como os parlamentares conservadores votaram na Guerra do Iraque (1ª votação)

Hansard, 18 de março de 2003

Como os parlamentares de Lib Dem votaram na Guerra do Iraque (1ª votação)

el chapo 3 temporada

O segundo voto foi a principal moção do governo, para usar “todos os meios necessários para garantir o desarmamento das armas de destruição em massa do Iraque”.

Passou por um número mais confortável de 412 votos contra 149.

Mas alguns dos parlamentares trabalhistas que registraram sua oposição à guerra usando a emenda se abstiveram na votação principal. Portanto, esta votação não garante a posição de um parlamentar.

Como os parlamentares trabalhistas votaram na Guerra do Iraque (2ª votação)

Hansard, 18 de março de 2003

Como os parlamentares conservadores votaram na Guerra do Iraque (2ª votação)

Hansard, 18 de março de 2003

Como os parlamentares de Lib Dem votaram na Guerra do Iraque (2ª votação)

Hansard, 18 de março de 2003

Lembre-se também de que alguns deputados se abstêm por estarem doentes ou indisponíveis, arranjando um & apos; parceiro & apos; na parte oposta para se abster também.

O veterano esquerdista e parlamentar anti-guerra do Iraque Dennis Skinner se absteve - mas isso é apenas porque ele estava no hospital depois de uma ponte de safena dupla.

quantos anos tem a esposa de harry redknapp

Apenas dois conservadores, John Randall e Richard Bacon votaram contra a moção final em comparação com 84 parlamentares trabalhistas e 52 dos 53 parlamentares Lib Dem na época.

Todos os 3 membros do SNP (lembra daqueles dias?) Votaram contra, assim como Plaid Cymru. O DUP e o UUP na Irlanda do Norte votaram a favor da guerra.

Tony Blair levantou o espectro do apaziguamento de Hitler na década de 1930 (Imagem: PA)

Entre os que lutaram para impedir a guerra estava Jeremy Corbyn - que advertiu que 41 milhões de parlamentares americanos não têm assistência médica, mas temos dinheiro para bombardear o Iraque '.

O ex-secretário de Relações Exteriores Robin Cook, que renunciou por causa da guerra no dia anterior com um dos mais famosos discursos de renúncia da Grã-Bretanha enquanto Corbyn sentava atrás dele, votou contra.

O então líder Lib Dem, Charles Kennedy, fez um discurso apaixonado contra a guerra, dizendo aos parlamentares: “Há uma enorme ansiedade pública na Grã-Bretanha. Eles são o tipo de pessoa que nunca fez uma marcha ou assistiu a uma vigília antes. '

Robin Cook, com Jeremy Corbyn retratado atrás dele, renunciou um dia antes da votação

Os votantes a favor incluíam o então líder conservador Iain Duncan Smith, o primeiro-ministro David Cameron, o chanceler George Osborne e a maioria dos partidários de Tony Blair.

Os desafiadores de liderança conservadores Theresa May e Liam Fox votaram a favor da guerra, assim como o mais provável desafiante de liderança do Trabalhismo, Angela Eagle.

O franco George Galloway, Glenda Jackson, Diane Abbott e Kate Hoey juntaram-se aos 84 parlamentares trabalhistas que votaram contra o governo.

matt bellamy alcance vocal

George Galloway, Glenda Jackson, Jeremy Corbyn e todos os Lib Dems votaram contra (Imagem: PA)

Muitos dos grandes nomes da cena política não eram parlamentares na época.

Eles incluem os candidatos conservadores à liderança Stephen Crabb, Michael Gove e Andrea Leadsom, e o possível desafiante Trabalhista Owen Smith.

The Chilcot Report
Relatório Chilcot lançado - como aconteceu Declaração completa de Sir John Chilcot 13 achados contundentes Irmã do soldado morto fala alto