IKEA fecha a primeira grande loja no Reino Unido, deixando 350 empregos em risco

Ikea Uk

A IKEA anunciou que planeja fechar sua loja em Coventry no verão de 2020.

A gigante sueca de móveis disse que 'continua comprometida com o crescimento no Reino Unido' e está estudando como pode atender às necessidades dos clientes à medida que a rua evolui.

Karen e Kevin Clifton

Peter Jelkeby, da IKEA UK, disse: A proposta de fechamento da loja não foi uma decisão fácil, principalmente devido ao impacto que terá sobre nossos colegas de trabalho. Gostaria de agradecer aos nossos colegas de trabalho de Coventry que contribuíram enormemente ao longo deste tempo.

Embora não seja uma decisão fácil, é a decisão certa para o sucesso a longo prazo da IKEA no Reino Unido. Na IKEA, estamos constantemente nos desafiando para encontrar maneiras de atender às necessidades de nossos clientes e continuaremos a tentar e testar, investindo em lojas, centros de distribuição, formatos de centros de cidade e nossos recursos digitais para tornar a IKEA ainda mais acessível, conveniente e sustentável.

A loja Coventry permanecerá aberta durante o período de consulta, posteriormente a IKEA disse que os clientes podem usar três outras lojas IKEA próximas - IKEA Nottingham, IKEA Milton Keynes e IKEA Birmingham - ou fazer compras em www.IKEA.co.uk

** Você comprou em Coventry IKEA? Você sentirá falta disso? Deixe-nos saber em webnews@NEWSAM.co.uk **

Construir uma loja em 7 níveis provou ser um erro (Imagem: Coventry Telegraph)

A loja Coventry, inaugurada em 2007, foi uma das primeiras IKEAs a testar um novo formato.

Construída em sete níveis para economizar espaço em sua localização no centro da cidade, a IKEA descobriu que os custos operacionais da loja e a experiência de compra dos clientes foram atingidos.

Some-se a isso a mudança de comportamento do cliente - com um aumento no número de pessoas que usam os retail parks e fazem compras online - a loja tem apresentado perdas consistentes.

A IKEA está fechando sua loja em Coventry no verão (Imagem: CT)

A IKEA disse que tentou 'uma série de iniciativas ao longo dos anos' para tentar reverter as coisas, mas nenhuma delas superou seus problemas fundamentais.

Opções como downsizing e reconfiguração da loja também foram consideradas, mas no final não foram realistas.

A IKEA entrará agora em um período de consulta com os 352 colegas de trabalho afetados pelo fechamento para discutir as propostas e os próximos passos.

números da loteria da noite passada euromilhões
Principais histórias de dinheiro
Morrisons vendendo ovos de Páscoa por 25p Dia de pagamento de Furlough confirmado KFC reabre centenas de lojas para entrega Explicação dos direitos de entrega no supermercado

A IKEA disse que planeja manter o maior número possível de pessoas empregadas e, onde isso não for possível, apoiá-las para encontrar novos empregos.

Dave Gill, oficial nacional do sindicato de Usdaw, disse: 'Esta é uma notícia devastadora para a equipe da Ikea que trabalha na loja de Coventry.

'Agora entraremos em negociações de consulta significativas com a empresa para interrogar o caso de negócios para o fechamento proposto.

'Nossas prioridades são buscar oportunidades de redistribuição, minimizar redundâncias obrigatórias e assegurar o melhor negócio que pudermos para nossos membros.

'Nesse ínterim, o Usdaw está fornecendo aos nossos membros o apoio, o conselho e a representação de que precisam na arte neste momento difícil.'