Os clientes do Metro Bank correm para sacar dinheiro devido ao pânico sobre o futuro da marca

Bancos

Uma mensagem do WhatsApp alertando os clientes do Metro Bank para sacar seu dinheiro espalhou-se como um 'incêndio'(Imagem: ANDY RAIN / EPA-EFE / REX)

Foi um fim de semana ruim para Metro Bank.

Depois de alguns meses difíceis em que um erro contábil foi descoberto e os lucros despencaram, os clientes começaram a compartilhar fotos de pessoas fazendo fila para sacar seu dinheiro.

Em cenas que lembram o pânico antes da queda final do Northern Rock, há mais de uma década, as pessoas começaram a questionar o próprio futuro do banco.

Um perguntou no Twitter: 'Como alguém com dinheiro no Metro Bank ... Estou agora no chifre de um dilema se piorar as coisas entrando na mini corrida no banco ou corro o risco de ter que lidar com o FSCS se eles forem baixa...?'

NEWSAM Money também recebeu perguntas de leitores preocupados sobre o futuro do banco e se eles deveriam sacar seu dinheiro agora.

O próprio Metro Bank, com mais de 60 agências em todo o país, foi rápido em anular os relatos de que estava à beira da falência.

Havia também uma mensagem no WhatsApp aconselhando as pessoas a sacar dinheiro de suas contas e esvaziar os cofres.

'Há algumas histórias circulando no WhatsApp. '*Urgente* . Pessoal se alguém tiver conta no banco metropolitano com dinheiro ou armário. Você precisa esvaziar o mais rápido possível. ' Isso é genuíno ... isso está se espalhando como um incêndio, 'Um cliente perguntou ao banco sobre eles no Twitter .

- Esses são boatos falsos. Podemos tranquilizar nossos clientes de que não há motivo para preocupação ', respondeu o banco a clientes preocupados.

Em um comunicado completo, o grupo disse: 'Estamos cientes de que houve um aumento no número de consultas em algumas lojas sobre cofres, após falsos rumores sobre o Metro Bank nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

'Não há verdade nesses boatos e queremos tranquilizar nossos clientes de que não há motivo para preocupação.'

Mindhunter 2 temporada terminando

Mas isso não impediu que suas ações ficassem sob pressão - já que os valores caíram abaixo de £ 5 pela primeira vez, embora tenham se recuperado para £ 5,14 no momento em que este artigo foi escrito.

Isso é menos de um quarto dos £ 22 que ele lançou e quase 90% abaixo do preço de pico de mais de £ 40 em março do ano passado.

Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell, disse: As ações do Metro Bank continuam caindo enquanto os investidores se preocupam com sua saúde financeira.

'Ter centenas de clientes na fila para sacar dinheiro certamente não ajudou muito, especialmente porque a empresa está tentando levantar £ 350 milhões para aliviar as preocupações sobre seu balanço patrimonial.

O papo nas redes sociais de que o dinheiro dos clientes não estava seguro saiu do controle no fim de semana, com memórias da corrida no Northern Rock em 2007 ainda na mente de muitas pessoas.

Embora o Metro Bank tenha feito o possível para garantir aos clientes que seu dinheiro está seguro, as fotos de uma de suas agências lotadas de indivíduos querendo sacar estão prejudicando sua reputação e podem prejudicar o crescimento de novos clientes, pelo menos no curto prazo. '

O que está realmente acontecendo no Metro Bank então?

Problemas foram descobertos em janeiro (Imagem: Leitura de títulos)

Desde janeiro, o Metro Bank tem lutado para aumentar a confiança após a descoberta de um grande erro contábil em que retirou £ 1,5 bilhão de seu valor de mercado.

O próprio banco sinalizou o erro - que dizia respeito à ponderação de risco de empréstimos comerciais garantidos sobre propriedades e certos empréstimos especializados de compra para arrendar.

Mas, em resposta, disse que precisava encontrar £ 350 milhões em fundos adicionais.

O Metro Bank disse que está agora em negociações finais com os acionistas existentes e novos para levantar os £ 350 milhões de que precisa e os negócios devem ser concluídos até o final de junho.

Mas o negócio subjacente é sólido.

Os números do primeiro trimestre do grupo no início deste mês mostraram lucros antes dos impostos de £ 6,9 milhões, com lucros estatutários de 4,3 milhões.

O presidente-executivo Craig Donaldson disse: 'O banco permaneceu resiliente com um aumento de 6% nas contas de clientes no quarto trimestre de 2018 e o ímpeto no restante dos negócios continuou.'

O presidente Venon Hill acrescentou: 'Enfrentamos desafios neste trimestre, mas acreditamos firmemente que nosso modelo oferece uma experiência bancária superior para nossos clientes.

Seu dinheiro está seguro?

Você deveria estar preocupado? (Imagem: PA)

sim. O banco é lucrativo e suas dívidas estão sob controle. Mais do que isso, ainda está crescendo - adicionando quase 100.000 clientes nos primeiros três meses do ano.

estritamente venha dançar vencedor

Além de tudo isso, não é mais 2007.

Desde a crise financeira, os clientes têm uma proteção muito melhor, com os primeiros £ 85.000 depositados em cada banco registrado no Reino Unido 100% seguros, não importa o que aconteça com o banco.

Outras regras pós-crise significam que os depósitos podem ser movidos para outro banco com mais facilidade para garantir facilidade de acesso.

Não se preocupe com as caixas de depósito também - Metro apontou rapidamente que você, não aquele banco, possui o que está guardado nelas e continuará a fazer isso, não importa o que aconteça.

Fechamento de banco
As 162 filiais do RBS serão fechadas Fechamento de 49 filiais do Lloyds & Halifax Santander fechando 140 filiais HSBC fecha OUTRAS 62 filiais