NatWest se retirará da República da Irlanda, onde possui o Ulster Bank

Natwest

Uma revisão do banco irlandês concluiu que ele não alcançaria um nível aceitável de retornos, disse NatWest(Imagem: PA)

NatWest anunciou planos de retirar o Ulster Bank da República da Irlanda.

O credor disse que uma revisão estratégica concluiu que o Ulster Bank não é mais 'sustentável' para a empresa que também possui o Royal Bank of Scotland.

Isso significa que o banco iniciará uma retirada gradual da República da Irlanda, mas seus negócios na Irlanda do Norte não serão afetados. O NatWest disse que tentará garantir que as perdas de empregos sejam minimizadas.

A presidente-executiva do NatWest, Alison Rose, disse: 'Após uma extensa revisão e apesar do progresso que foi feito, ficou claro que o Ulster Bank não será capaz de gerar retornos sustentáveis ​​de longo prazo para nossos acionistas.

'Como resultado, devemos iniciar uma retirada gradual da República da Irlanda nos próximos anos, que será realizada considerando cuidadosamente o impacto sobre os clientes e nossos colegas.'

Em um comunicado na sexta-feira, o NatWest Group também anunciou planos para restabelecer seus dividendos, pagando £ 364 milhões, um ano depois de pausar os pagamentos enquanto o regulador pedia aos bancos que segurassem o dinheiro para a pandemia.

Segue os passos do Barclays na quinta-feira.

O Tesouro, que ainda é o maior proprietário do NatWest após nacionalizar o RBS durante a crise financeira, receberá cerca de £ 225 milhões (Imagem: SOPA Images / LightRocket via Getty Images)

O banco, antigo Royal Bank of Scotland, anunciou um dividendo de 3p por ação, o máximo permitido sob as novas orientações da Prudential Regulation Authority.

Isso significa que o Tesouro, que ainda é o maior proprietário do NatWest após nacionalizar o RBS durante a crise financeira, receberá cerca de £ 225 milhões.

O NatWest disse que teve um prejuízo operacional antes dos impostos de £ 351 milhões em 2020.

Isso aconteceu depois que a empresa assumiu uma cobrança de desvalorização de £ 3,2 bilhões no ano, contabilizando empréstimos que ela espera que possam falhar, em grande parte devido ao estresse econômico causado pela Covid-19.

Receba as últimas dicas sobre dinheiro, notícias e ajuda diretamente na sua caixa de entrada - inscreva-se em NEWSAM.co.uk/email

Os acionistas dos maiores bancos do Reino Unido não receberam dividendos no ano passado, depois que a Autoridade de Regulação Prudencial interveio para pedir-lhes que preservassem o dinheiro que poderia ser necessário durante a pandemia.

Economizou aos bancos cerca de £ 14 bilhões em pagamentos, dando-lhes dinheiro para emprestar às empresas.

Por meio de esquemas apoiados pelo governo, os bancos do Reino Unido emprestaram dezenas de bilhões a pequenas e grandes empresas durante a pandemia, ajudando muitos a se manterem à tona.

Rose disse: 'Apesar de relatar uma perda no ano, o NatWest Group apresentou um desempenho subjacente resiliente em um ambiente operacional desafiador.

“O banco continuou a crescer em áreas-chave, como hipotecas e empréstimos comerciais, e nosso balanço patrimonial permanece forte, com um dos maiores índices de capital entre nossos pares no Reino Unido e na Europa.

'Anunciamos hoje a nossa intenção de pagar um dividendo final, ao mesmo tempo que reafirmamos o nosso compromisso com retornos regulares de capital para os acionistas no futuro.'