Nissan criando 6.200 novos empregos no Reino Unido com plano de £ 1 bilhão para construir carros elétricos

Nissan

A Nissan está injetando até £ 423 milhões no novo modelo ainda sem nome (foto de arquivo)(Imagem: PA)

A Nissan anunciou um plano de £ 1 bilhão para construir carros elétricos no Reino Unido.

A gigante automotiva japonesa revelou um grande investimento em sua fábrica em Sunderland, em uma mudança que vai criar 6.200 empregos.

O anúncio é uma mudança dramática na sorte da fábrica que, antes de fechar um acordo com a Brexit, enfrentava dúvidas sobre seu futuro.

Em vez disso, a Nissan escolheu Sunderland como o local para fazer um novo carro elétrico cruzado que será exportado para a UE.

Sunderland é a maior fábrica de automóveis da Grã-Bretanha, empregando cerca de 6.000 trabalhadores e apoiando até 24.000 na cadeia de abastecimento.

A Nissan está injetando até £ 423 milhões no novo modelo ainda sem nome.

Carro eletrico

O governo daqui anunciou que a venda de novos diesel e carros a gasolina será proibida a partir de 2030 (foto de arquivo) (Imagem: Empics Entertainment)

A empresa afirma que vai criar mais de 900 empregos na fábrica e mais de 4.500 na cadeia de abastecimento.

A fábrica de Sunderland foi inaugurada há 35 anos neste mês.

Ela produz os modelos mais vendidos do Qashqai, Juke e Leaf totalmente elétricos.

No entanto, a produção caiu em um quinto, para 325.000 no ano passado - em parte devido à crise da Covid - em uma fábrica que tem capacidade para fabricar mais 500.000 carros por ano.

deslizamento de mamilo amanda holden

A Nissan havia alertado anteriormente que a fábrica não seria sustentável se não houvesse um acordo com a Brexit.

Nissan

A oferta da Nissan para tornar o novo hub de Sunderland ecologicamente correto também envolverá o uso de tecnologia renovável (foto de arquivo) (Imagem: REUTERS)

Qualquer atraso no fornecimento de peças no exterior por causa de novos controles alfandegários poderia desacelerar a produção, disse a empresa na época.

No entanto, a Nissan agora nomeou a fábrica de Sunderland como o coração do que está chamando de seu novo hub EV36Zero.

Os planos também incluem uma nova gigafábrica de £ 450 milhões que será construída ao lado da fábrica e fabricará baterias para até 100.000 por ano para veículos Nissan.

O dinheiro virá da chinesa Envision AESC, que também possui uma pequena fábrica de baterias nas proximidades, e criará cerca de 750 empregos.

Está em curso uma corrida para construir a primeira gigafábrica da Grã-Bretanha, com ministros acusados ​​de serem lentos para encorajar os investimentos.

Já existem várias gigafábricas instaladas e funcionando na Europa, com outras 38 planejadas.

O governo aqui anunciou que a venda de novos diesel e carros a gasolina será proibida a partir de 2030.

A oferta da Nissan para tornar o novo hub de Sunderland ecologicamente correto também envolverá o uso de tecnologia renovável.

Ela está trabalhando com a Câmara Municipal de Sunderland em um projeto de £ 80 milhões que envolverá a construção de novas fazendas solares para aproveitar a energia solar.

nicola jones simon webbe

O primeiro-ministro Boris Johnson chamou os planos de um grande voto de confiança no Reino Unido e em nossos trabalhadores altamente qualificados no Nordeste.

Ele disse: Com base em mais de 30 anos de história na área, este é um momento crucial na revolução de nossos veículos elétricos e na garantia de seu futuro nas próximas décadas.

O diretor de operações da Nissan, Ashwani Gupta, disse: Este é um dia marcante para a Nissan, nossos parceiros, o Reino Unido e a indústria automotiva como um todo.

Chegamos a uma nova fronteira com o Nissan Leaf, o primeiro veículo totalmente elétrico do mercado de massa do mundo.

Agora, com nossos parceiros, a Nissan será pioneira na próxima fase da indústria automotiva, à medida que aceleramos em direção à eletrificação total e à neutralidade de carbono.

O secretário de negócios, Kwasi Kwarteng, disse que o investimento na Nissan foi um excelente desenvolvimento para o nordeste, dizendo à Sky News: Esta é uma história realmente positiva para o Reino Unido. Estamos muito satisfeitos.

Ele não descartou ajudar a empresa com auxílios estatais no futuro, dizendo: Estamos conversando com eles, como com outras empresas.