Revisão de A Way Out: Um exercício magistral em jogos cooperativos

Em uma época em que tantos lançamentos favorecem a inclusão de tantos jogadores quanto possível, e contar histórias cada vez mais escassas em espaços de jogo progressivamente maiores, o pensamento de simplesmente sentar ao lado de um amigo no sofá e jogar um videogame juntos parece o reino da pura nostalgia.

A Way Out - o novo título de aventura de ação focado na narrativa da Hazelight e EA - é uma resposta determinada a isso, plantando sua bandeira no chão como um jogo apenas cooperativo ... e com isso, significa co-op . Não há IA para substituir um parceiro ausente e nenhuma organização de partidas para emparelhá-lo com um jogador aleatório.

Trabalho em equipe é a ordem do dia (Imagem: EA / Hazelight)

Se você quiser experimentá-lo, precisará convidar especificamente alguém on-line ou fazer com que ele se sente no sofá ao seu lado. Se você optar por jogar online, apenas um de vocês precisa ter comprado o jogo, com o outro capaz de baixar um 'teste gratuito' que, apesar do que parece, permite que eles joguem A Way Out na íntegra.

A trama coloca você na pele de Leo e Vincent, um par de malandros que iniciam uma amizade na prisão e acabam trabalhando juntos para escapar e fugir das autoridades em busca de redenção e justiça no mundo exterior.

A apresentação cinematográfica descaradamente fica por conta do diretor do jogo, o cineasta Josef Fares. Notavelmente, Fares foi responsável pela aventura de última geração Brothers: A Tale of Two Sons, que também se concentrou em dois personagens que dependem um do outro para sobreviver.

Há alguns ótimos momentos de construção de personagens (Imagem: EA / Hazelight)

À primeira vista, a jogabilidade de A Way Out não é nada notável. Os capítulos geralmente são diretos, com controles contextuais e eventos rápidos que compõem a maior parte do jogo. Ocasionalmente, você poderá escolher como abordar determinadas situações, mas em vez de oferecer experiências extremamente divergentes, esses momentos - e, na verdade, o jogo como um todo - estão a serviço de fazer você se comunicar com seu parceiro.

Últimas análises de jogos

Desde cronometrar suas ações para distrair os guardas até simplesmente se revezar para interagir com os NPCs para que você possa ouvir o diálogo, tudo está preparado para que você trabalhe em conjunto de maneiras que tornem a implementação de co-op em outros jogos (a interminável procissão de pernas e portas pesadas para duas pessoas) parecem uma reflexão tardia sufocada.

Conversar com NPCs ajuda a construir a atmosfera (Imagem: EA / Hazelight)

Pode ser a história de Leo e Vincent acontecendo na tela, mas a história de você e seu amigo jogando e respondendo ao jogo é uma parte fundamental de tudo.

Seja trabalhando em conjunto para pescar em um dos momentos mais calmos do jogo ou defendendo sua posição contra uma gangue de bandidos da prisão, você estará falando e torcendo pela pessoa que está segurando o outro controle. A certa altura, você pode até se sentar para uma partida rápida do Connect 4.

Os cenários cinematográficos são emocionantes (Imagem: EA / Hazelight)

Pode ser mecanicamente pouco ambicioso - com a estranha entrega de diálogo desajeitada - mas o conceito central ousado merece elogios por criar um nível único de imersão. A Way Out é um jogo sobre amizade em todos os sentidos e, embora você provavelmente não encontre muitos motivos para um replay, é uma experiência que se estende além dos pixels na tela.

Plataforma: Xbox One , PS4 , computador

Preço: 25€