Royal Mail aumentará os preços dos selos em 1º de janeiro com postagem de primeira e segunda classe afetada

Royal Mail Ltd.

Royal Mail diz que está lutando para cobrir a conta Covid-19(Imagem: Getty Images / iStockphoto)

Os selos de primeira e segunda classes terão seu preço aumentado em 1º de janeiro, anunciou o Royal Mail.

O custo de um selo de primeira classe aumentará em 9p para 85p, enquanto um selo de segunda classe aumentará para 66p - mais um centavo - no mesmo dia.

Ocorre apenas nove meses após o último aumento de preço, quando os selos de primeira classe aumentaram para 76p e os selos de segunda classe, 65p.

rebeca adlington chloe adlington

O Royal Mail disse que a última medida é 'necessária para ajudar a garantir a sustentabilidade' do serviço universal após um 'ano desafiador' para o negócio.

A empresa acrescentou que havia 'considerado todas as alterações de preços com muito cuidado' devido à pandemia do coronavírus.

Em março, o custo de um selo de segunda classe saltou para 65p (Imagem: PA)

Ele acrescentou que a pandemia Covid-19 custou £ 85 milhões, incluindo custos de PPE, ausências, horas extras e funcionários do banco.

O Royal Mail afirmou: «A redução do volume de cartas teve um impacto significativo nas finanças do serviço universal, que perdeu 180 milhões de libras no primeiro semestre do ano.

'Isso demonstra a necessidade de mudança no serviço universal. Estamos trabalhando incansavelmente para oferecer o serviço mais abrangente possível em circunstâncias difíceis, visto que a pandemia de coronavírus continua a impactar nossa operação. '

Nick Landon, diretor comercial do Royal Mail, disse: 'Como outras empresas, 2020 foi um ano desafiador para o Royal Mail.

“Nosso pessoal trabalhou incansavelmente para manter o Reino Unido conectado durante a pandemia e as restrições associadas.

Ofcom disse que o cancelamento das entregas aos sábados poderia economizar para o serviço postal até £ 225 milhões por ano em 2022-23 (Imagem: Getty)

Receba as últimas dicas sobre dinheiro, notícias e ajuda diretamente na sua caixa de entrada - inscreva-se em NEWSAM.co.uk/email

'Esses aumentos de preços nos ajudarão a continuar a fornecer e manter o Serviço Universal em circunstâncias desafiadoras.'

A decisão de aumentar os preços ocorre em meio a negociações para interromper permanentemente as entregas não urgentes aos sábados.

Ofcom disse que cortar o serviço poderia economizar o serviço postal em até £ 225 milhões por ano até 2022-23.

Mas isso por si só não seria suficiente para tornar o serviço universal sustentável no longo prazo, disse.

O Royal Mail tem lutado para acompanhar a mudança na demanda por mais entregas de encomendas de compras online.

Actualmente, a obrigação de serviço universal do Royal Mail significa que tem de entregar cartas durante seis dias por semana e encomendas durante cinco dias.

Qualquer alteração às obrigações de serviço universal do Royal Mail terá de ser feita pelo Parlamento.