Tesco, Morrisons e Asda pegaram um resfriado depois que a Islândia prometeu se tornar o primeiro varejista do mundo a 'banir o plástico'

Congeladas

Diretor administrativo da Islândia, Richard Walker, com algumas embalagens não plásticas(Imagem: PA)

A Islândia, gigante de alimentos congelados, conquistou rivais ao se tornar o primeiro varejista do mundo a cortar embalagens plásticas de produtos de sua própria marca.

O anúncio pegou os & apos; Big Four & apos; frio, deixando-os a tentar recuperar o atraso enquanto ele avançava com a revolução do papel e do papelão.

O maior dono da mercearia da Grã-Bretanha, Tesco, disse que estava planejando fazer todas as embalagens adequadas para a lixeira ou pilha de compostagem até 2025.

E Morrisons revelou planos para descartar canudos de plástico e substituí-los por papel este ano e também eliminar gradualmente os cotonetes de plástico.

A Asda disse que tinha um esquema de sustentabilidade para reduzir o desperdício, mas a Islândia já está implementando as mudanças.

As refeições prontas serão as primeiras a ficarem verdes depois que a Islândia passou os últimos 12 meses projetando e testando bandejas de polpa de madeira para substituir as de plástico preto que acabam em aterros sanitários.

Islândia está liderando o caminho na redução de embalagens de plástico (Imagem: PA)

Os pratos com novo visual começarão a aparecer nas prateleiras nas próximas semanas com todos os plásticos de sua própria marca grátis até 2023 - 20 anos antes do plano do governo de transformar os corredores de alimentos em supermercados em uma área de plástico proibida.

O diretor administrativo da Islândia, Richard Walker, admitiu que era um chamado para a batalha pelos rivais e pediu que fizessem o mesmo.

Ele disse: Estamos jogando o desafio e esperamos que outros varejistas façam anúncios semelhantes.

A mudança marcante fará com que 1.400 produtos percam seu invólucro ou capa de plástico, já que a maior reforma na história do supermercado poderia ver um retorno às velhas garrafas de leite, salsichas embrulhadas em papel e frutas e vegetais em sacos de papel pardo.

Walker disse que a rede reduziria os custos de até 300 fornecedores que precisarão atualizar o maquinário da fábrica, mas os compradores jurados não pagariam o preço no caixa.

O diretor administrativo Richard Walker supervisionará a Islândia como o primeiro grande varejista a se comprometer com a eliminação de embalagens plásticas (Imagem: PA)

As mudanças incluirão hambúrgueres em caixas sem embalagem plástica, vegetais congelados em sacos de papel, frutas frescas em redes e sorvete em potes de papelão.

Walker disse que a madeira usada para novas embalagens vem de florestas sustentáveis ​​da Escócia e da Escandinávia, onde quatro árvores são plantadas para cada uma delas cortada.

O surfista interessado revelou que foi inspirado a fazer a mudança pioneira depois de ver a poluição do plástico nos oceanos do mundo e ser levada para as praias.

Ele acrescentou: O mundo acordou para o flagelo dos plásticos. Um caminhão está entrando em nossos oceanos a cada minuto, causando danos incalculáveis ​​ao nosso meio ambiente marinho e, em última instância, à humanidade - uma vez que todos dependemos dos oceanos para nossa sobrevivência.

O varejista de alimentos de rua Islândia se tornará o primeiro varejista do Reino Unido a eliminar as embalagens de plástico em seus produtos com marca própria até 2023 (Imagem: WENN.com)

A proibição do plástico na Islândia foi bem recebida pelo Greenpeace.

Seu diretor executivo do Reino Unido, John Sauven, disse: No mês passado, uma longa lista de ex-chefes dos maiores grupos varejistas da Grã-Bretanha escreveu uma declaração conjunta para explicar que a única solução para a poluição do plástico era os varejistas rejeitarem inteiramente o plástico em favor de alternativas mais sustentáveis ​​como papel reciclado , aço, vidro e alumínio.

Agora, a Islândia aceitou esse desafio com sua promessa ousada de se livrar do plástico em cinco anos. Agora cabe a outros varejistas e produtores de alimentos responder a esse desafio.

Algumas das embalagens não plásticas que serão proibidas (Imagem: PA)

Downing Street considerou a ação da Islândia um bom começo, mas o porta-voz oficial do primeiro-ministro acrescentou que queremos que outros sigam o exemplo agora.

Ontem, a rede de fast food McDonald’s anunciou que todas as suas embalagens virão de fontes renováveis, recicladas ou certificadas até 2025.

E a Wagamama - que atualmente distribui canudos de plástico a pedido - se comprometeu a descartá-los completamente

Rosie Jones (modelo)

Gabinete jura deixar de ser descartável

Theresa May entregou a seu gabinete xícaras de café reutilizáveis ​​depois que os ministros foram avistados com copos descartáveis.

O secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, foi agredido no mês passado depois de levar um copo descartável Pret A Manger depois de vencer os copos pelo resto da vida.

Downing Street confirmou que o Gabinete recebeu as xícaras da equipe da Agência Ambiental em sua sessão semanal.

No início deste mês, um comitê de parlamentares pediu uma taxa de 25p de latte sobre os copos descartáveis.