Os conselheiros da 'tóxica' Theresa May, Nick Timothy e Fiona Hill, pediram demissão enquanto o PM se agarrava apesar de não haver maioria geral

Nick Timothy e Fiona Hill foram Theresa May

Nick Timothy e Fiona Hill são os conselheiros mais confiáveis ​​de Theresa May(Imagem: Getty)

Os principais assessores de Theresa May, Nick Timothy e Fiona Hill - que foram marcados como & apos; tóxicos & apos; após a desastrosa campanha eleitoral - pediram demissão.

Os co-chefes de equipe da Sra. May renunciaram em meio a uma enorme pressão dos parlamentares conservadores sobre seu papel na derrota humilhante do partido.

Timothy e Hill, que estão ao lado de May desde que ela se tornou Ministra do Interior em 2010, foram responsabilizados pela desastrosa eleição que os viu perder a maioria.

Em uma carta ao Conservative Home, Nick Timothy se desculpou por sua parte na derrota humilhante dos Conservadores, que incluiu a redação de um manifesto impopular.

Ele disse que lamentava a introdução das mudanças polêmicas no cuidado social sem incluir 'um teto, bem como um piso', mas negou que o imposto de demência fosse um 'projeto pessoal de estimação'.

Os conservadores foram forçados a uma embaraçosa reviravolta durante a campanha depois que uma promessa de manifesto de permitir que as pessoas pagassem por seus cuidados após sua morte, que se acredita ter sido escrita por Timothy, foi apelidada de imposto de demência porque não colocava um limite nos custos .

Embora admitisse que a eleição geral foi uma 'grande decepção', Timothy tentou dar uma interpretação positiva ao resultado, dizendo: 'Os conservadores ganharam mais de 13,6 milhões de votos, que é um número historicamente alto, e mais do que Tony Blair ganhou em todas as suas três vitórias eleitorais. '

Ele também argumentou descaradamente que o resultado não era devido à 'ausência de apoio a Theresa May e aos conservadores, mas a um aumento inesperado de apoio ao Trabalhismo', apesar da Sra. May perder cadeiras.

Nick Timothy e Fiona Hill renunciaram após a desastrosa campanha (Imagem: REUTERS)

A declaração da Sra. Hill foi muito mais curta e revelou muito pouco sobre as tensões subjacentes entre a equipe principal da Sra. May e a campanha conservadora mais ampla.

Ela disse: 'Foi um prazer servir no governo e um prazer trabalhar com um primeiro-ministro tão excelente. Não tenho dúvidas de que Theresa May continuará a servir e a trabalhar arduamente como Primeira-Ministra - e de forma brilhante.

Nibar

Embora eu não goste dela particularmente, não deixe os Conservadores transformá-la em um bode expiatório para seus infortúnios.

Comente abaixo

Os relatórios sugeriram que os conservadores seniores disseram a May que os dois conselheiros teriam de ir no fim de semana ou então desencadeariam um desafio de liderança.

Mas a primeira-ministra enfrentou críticas por permitir que seus assessores assumissem a responsabilidade por seus erros.

O jornalista e apresentador franco Piers Morgan twittou: 'Pare de jogar todos os outros debaixo de um ônibus, a primeira-ministra Theresa May e renuncie. Isso é patético de assistir. '

O secretário de saúde sombra Jonathan Ashworth, que desempenhou um papel de linha de frente para o Trabalhismo na campanha eleitoral, disse que os conservadores estavam em uma 'confusão total'.

Katie Perrior atuou como Diretora de Comunicações do PM por oito meses até abril (Imagem: Recursos do Rex)

Ele twittou: 'Consultora de Theresa May renuncia. Mais caos no Partido Conservador, govt mais fraco e instável. Que bagunça total com este chuveiro. '

Isso contrasta fortemente com David Cameron, que renunciou imediatamente após não conseguir obter o resultado remanescente pelo qual fez campanha no referendo da UE em julho passado.

Ele disse ao país um dia após o referendo: A vontade do povo britânico é uma instrução que deve ser entregue.

Em contraste, Theresa May prometeu seguir em frente, apesar de perder cadeiras.

Katie Perrior, que renunciou ao cargo de diretora de comunicações número 10 quando a eleição antecipada foi convocada, descreveu a disfunção no número 10, onde o primeiro-ministro raramente enfrentava os dois, mesmo quando eles tomavam decisões de campanha desastrosas em uma carta ao Times.

Ela chamou Hill e Timothy de & apos; arrogante & apos; e disseram que não entendiam bem como fazer uma campanha.

enquete carregando

Theresa May deve renunciar?

0+ VOTOS ATÉ AGORA

simNão