Usuários do Android alertaram sobre malware 'desagradável' que pode tornar seu smartphone inútil

Da Samsung à Huawei, Android smartphones são alguns dos dispositivos mais populares em todo o mundo.

Mas se você tem um dispositivo Android, você deve estar ciente de um malware desagradável que pode renderizar seu Smartphone inútil.

O malware, chamado xHelper, foi descoberto pela primeira vez em maio do ano passado, mas começou a reinfectar smartphones novamente este mês, de acordo com Malwarebytes .

Um usuário do Android chamado Amelia relatou o problema, escrevendo: Tenho um telefone infectado com o vírus xhelper. Esta dor tenaz continua voltando.

Estou bastante inclinado tecnicamente, então estou confortável com o prompt comum ou qualquer outra coisa que eu possa precisar fazer para que isso desapareça para que o telefone seja realmente utilizável!

Embora simples, o ataque foi eficaz porque foi bem projetado

Mãos no computador (Imagem: Cultura RF)

Uma análise do telefone de Amelia revelou que o xHelper estava reinfectando repetidamente seu dispositivo, mesmo após uma redefinição de fábrica.

Os pesquisadores descobriram que o malware estava se escondendo dentro do Google Play Store, o que significa que pode se agarrar ao smartphone, mesmo após uma redefinição de fábrica.

O pesquisador da Malwarebytes, Nathan Collier, explicou: É importante perceber que, ao contrário de aplicativos, diretórios e arquivos permanecem no dispositivo móvel Android mesmo após uma redefinição de fábrica. Portanto, até que os diretórios e arquivos sejam removidos, o dispositivo continuará sendo infectado.

Felizmente, a Malwarebytes conseguiu ajudar Amelia a remover o malware de seu smartphone.

Carregando vídeoVídeo indisponívelClique para jogar Toque para jogar O vídeo será reproduzido automaticamente em breve8CancelarJogue agora
Cíber segurança

Collier acrescentou: Esta é de longe a infecção mais desagradável que encontrei como pesquisador de malware móvel. Normalmente, uma redefinição de fábrica, que é a última opção, resolve até a pior infecção.

Isso marca uma nova era no malware móvel. A capacidade de reinfectar usando um diretório oculto contendo um APK que pode evitar a detecção é assustadora e frustrante.

Continuaremos analisando esse malware nos bastidores. Enquanto isso, esperamos que isso pelo menos termine o capítulo dessa variante específica do xHelper.

Mais Lidos
Não perca