Quando começa a Quaresma de 2018? Datas importantes, quanto tempo dura e o significado por trás da tradição cristã

Noticias Do Mundo

Milhões de cristãos começarão a celebrar a Quaresma em fevereiro - uma época do ano que muitos não crentes podem associar ao jejum ou abstinência.

pizza m&s

Mas há muito mais na observância religiosa do que abrir mão de algo, visto que é considerado um período de preparação espiritual para se aproximar de Deus no período que antecede a Páscoa.

Certos dias são excluídos da Quaresma, e muitas denominações cristãs observam o período de maneiras diferentes.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a Quaresma - desde o significado por trás dela até as tradições que muitos fiéis seguem.

Adoradores tocam uma réplica do crucifixo durante a Quaresma

Adoradores tocam uma réplica do crucifixo durante a Quaresma (Imagem: Jasper Juinen / Getty Images)

Uma produção de A Paixão de Jesus na Sexta-feira Santa em Londres em 2015 (Imagem: Getty)

Quando começa a Quaresma?

Dê sua opinião sobre esta história
Comente abaixo

Para as igrejas ocidentais, a Quaresma começa todos os anos na quarta-feira de cinzas, um dia após a terça-feira gorda.

Este ano começa em 14 de fevereiro.

A data varia de ano para ano, começando no final de fevereiro ou início de março.

No entanto, para as igrejas ortodoxas orientais, começa na segunda-feira limpa (19 de fevereiro deste ano), dois dias antes das igrejas ocidentais.

Jovens em liberdade condicional queimam velhas cruzes do Domingo de Ramos para criar cinzas para os cultos da Quarta-feira de Cinzas (Imagem: Getty)

O que é a Quaresma?

A Quaresma acontece todos os anos nos 40 dias anteriores à Páscoa e é tratada como um período de reflexão e um tempo de jejum de comida e festividades.

Simboliza os dias que conduzem a Jesus & apos; crucificação e subsequente ressurreição, quando Cristo passou 40 dias e noites sozinho no deserto da Judéia sendo tentado por Satanás.

Quando termina a Quaresma?

Não há uma resposta fácil para isso.

Para as igrejas ocidentais, o período de 40 dias da Quaresma termina no Sábado Santo (31 de março), um dia antes da Páscoa.

Mas o tempo litúrgico da Quaresma termina dois dias antes, na Quinta-feira Santa (29 de março).

Para as igrejas orientais, termina na sexta-feira antes do Domingo de Ramos.

artem chigvintsev e kara tointon 2014

Que dias são excluídos da Quaresma?

A quaresma dura 46 dias, mas os domingos não estão incluídos na contagem geral.

Isso significa que é observado por 40 dias antes da Páscoa, e muitas vezes é um período em que, em vez de jejuar, as pessoas desistem de certos alimentos e bebidas, como chocolate e álcool.

Os seis domingos não são contados porque cada um é visto como uma 'mini-Páscoa' celebrando Jesus & apos; vitória sobre o pecado e a morte.

Quaresma 2019
Quando começa a Quaresma? O que desistir na Quaresma de 2018 O que é quinta-feira santa? O que é quarta-feira de cinzas?

O que as pessoas renunciam à Quaresma?

A Quaresma é tradicionalmente marcada com jejum, abstinência e oração.

A maioria dos crentes tende a desistir de algo até o fim da Quaresma para 'purificar' seus corpos.

que planeta você pode ver esta noite

Para as crianças, pode ser algo como chocolate, doces, televisão ou certos brinquedos, enquanto os adultos tendem a desistir de coisas como álcool, café ou fumar.

Algumas famílias podem desistir de carne, ovos e laticínios.

Muitos crentes usam o tempo como voluntários em uma instituição de caridade ou doam dinheiro para uma boa causa.

A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas, um dia após o Dia da Panqueca

O que é terça-feira gorda?

Este ano, a terça-feira de carnaval - comumente conhecida como Dia da Panqueca - acontece no dia 13 de fevereiro.

O nome vem da palavra 'shrive', que significa absolvição pelos pecados fazendo penitência.

O dia recebe o nome da tradição de cristãos que tentam ser & apos; encolhido & apos; antes da Quaresma.

As panquecas tornaram-se associadas à terça-feira gorda, pois os fiéis consumiam alimentos ricos, incluindo ovos, leite e açúcar, antes de começarem o jejum durante a Quaresma.

Dia da Panqueca
Por que comemoramos com panquecas? Como fazer a panqueca perfeita Melhor receita de panqueca americana Os melhores recheios de panqueca salgados

O que é quarta-feira de cinzas?

Realizada no dia seguinte à terça-feira gorda, também conhecida como Dia da Panqueca ou Mardi Gras (terça-feira gorda), a Quarta-feira de Cinzas é considerada um dia para limpar a alma antes do início da Quaresma.

Cinzas são usadas para marcar uma cruz na testa dos frequentadores da igreja para simbolizar o arrependimento pelo pecado.

As cruzes de palmeiras do último Domingo de Ramos são queimadas e as cinzas são usadas para marcar os paroquianos. Diz-se também que é um lembrete de que a morte chega a todos.