Por que Nicola Sturgeon não tem assento em Westminster?

Uk News

Nicola Sturgeon

Nicola Sturgeon: A festa dela terá uma influência maior em Westminster(Imagem: Getty / PA)

são supermercados abertos dia de ano novo

A líder do Partido Nacional Escocês, Nicola Sturgeon, provou ser a figura mais popular da campanha para as eleições gerais - mas ela não terá assento em Westminster.

O primeiro ministro da Escócia já é membro do Parlamento escocês e não se candidatou a deputado.

Mas isso não impediu o SNP de alcançar um lado da terra ao norte da fronteira ao tomar 56 dos 59 assentos e agora eles terão uma influência muito maior na política britânica.

Qual é a sua formação?

Aos 44 anos, nasceu em Irvine, Ayrshire, e estudou direito na universidade. Ela já era membro do SNP há seis anos quando se formou - e naquele ano tornou-se a mais jovem candidata parlamentar da Escócia.

Personalidade dela

Em seus primeiros dias, ela tinha a reputação de ser muito séria. Alguns a chamavam de 'docinho nippy' - gíria de Glasgow para uma pessoa irritável - que ela tentou neutralizar distribuindo doces reais durante sua primeira campanha de liderança. Ela agora é julgada como uma personagem combativa, inspiradora, sincera, calma e determinada.

Como ela se envolveu na política?

O esturjão chegou ao SNP por meio da Campanha pelo Desarmamento Nuclear (eliminar as armas nucleares da Grã-Bretanha agora é uma de suas políticas). Ela concorreu sem sucesso nas eleições gerais de 1992 e 1997, mas ganhou uma cadeira no novo parlamento escocês devolvido.

Como ela se tornou líder do SNP?

Ela planejava se candidatar à liderança do partido em 2004, mas desistiu quando Alex Salmond anunciou sua candidatura. Ela serviu como sua deputada até que Salmond renunciou em setembro, após a derrota do SNP no referendo de independência na Escócia.

As esperanças dela na eleição geral

Sturgeon esperava formar uma coalizão com o Trabalhismo que expulsaria David Cameron do cargo. Mas a exibição desastrosa do Trabalhismo significou que os conservadores conseguiram garantir uma maioria geral e formar o novo governo.

Por que ela não concorreu às eleições gerais?

Sturgeon pode ter tomado uma decisão pessoal de permanecer como Primeiro Ministro na Escócia ao invés de se tornar um MP em Westminster. Ela está perfeitamente ciente de que o cenário político na Escócia mudou e o aumento do apoio ao SNP pode permitir que eles forcem outro referendo sobre a independência, que é o seu principal objetivo.

Fará muita diferença se ela não for uma Westminster?

Ela nunca pôs os pés dentro do parlamento britânico e não pode sentar-se lá enquanto permanecer um MSP (Membro do Parlamento Escocês) e os MPs e MSPs são eleitos em eleições separadas. Mas isso não impedirá que ela ou seu partido exerçam uma enorme influência sobre a política de Westminster de agora em diante.