Assistentes de voz femininas como Alexa promovem a ideia de que as mulheres são 'subservientes'

A partir de Alexa para a Siri, muitos dos assistentes virtuais de IA mais populares têm vozes femininas por padrão.

Agora, um relatório da ONU sugere que esses assistentes reforçam os estereótipos de gênero, retratando as mulheres como “subservientes”.

nicole marie jeans nude

O relatório afirma que a voz feminina faz parecer que as mulheres são 'ajudantes prestativas, dóceis e ansiosas para agradar, disponíveis ao toque de um botão ou com um comando de voz contundente como 'hey' ou 'OK'.'

Os alto-falantes de IA mais conhecidos atualmente no mercado usam uma voz feminina para responder aos proprietários - pelo menos por padrão - incluindo o Alexa da Amazon, o Google Assistente e Cortana da Microsoft.

A Siri da Apple usa uma voz masculina em árabe, inglês britânico, holandês e francês.

Siri

A pesquisa prossegue afirmando que esses assistentes não têm poder, independentemente do tom ou da hostilidade do comando, o que 'reforça os preconceitos de gênero comumente mantidos de que as mulheres são subservientes e tolerantes a maus-tratos'.

“Empresas como Apple e Amazon, compostas por equipes de engenharia majoritariamente masculinas, construíram sistemas de IA que fazem com que seus assistentes digitais feminizados recebam o abuso verbal com flertes do tipo pegue-me se puder”, afirmou.

As respostas do orador da IA ​​ao assédio sexual verbal são “desviantes, sem brilho ou apologéticas”, continua o relatório.

“Além de envolver e às vezes até agradecer os usuários pelo assédio sexual, os assistentes de voz – ostensivamente sem gênero, apesar de uma voz feminina – pareciam mostrar uma maior tolerância em relação a avanços sexuais de homens do que de mulheres.

'Ele projeta uma atitude criptografada digitalmente 'meninos serão meninos'.

Carregando vídeoVídeo indisponívelClique para jogar Toque para jogar O vídeo será reproduzido automaticamente em breve8CancelarJogue agora

O artigo de 146 páginas, sobre o fechamento das divisões de gênero nas habilidades digitais por meio da educação, é intitulado 'Eu coraria se pudesse', uma referência a uma resposta da Siri a um insulto sexual.

Os pesquisadores pedem às empresas que adotem vozes neutras em termos de gênero, como a voz robótica usada pelo falecido Stephen Hawking.

Não está claro por que as vozes femininas são escolhidas.

O relatório menciona estudos anteriores que sugerem que as pessoas gostam de fala masculina baixa e vozes masculinas para declarações de autoridade e vozes femininas para serem úteis - embora geralmente a voz do sexo oposto seja preferida.

De acordo com pesquisas do ano passado, uma em cada 10 pessoas tem um ou mais alto-falantes inteligentes em sua casa, com a linha de dispositivos inteligentes Echo da Amazon sendo líder de mercado.

Assistentes inteligentes
Mais Lidos