Dreams no PlayStation 4 ensina crianças a fazer lindos jogos

Como pai de dois meninos e uma menina, posso testemunhar o fato de que o gênero desempenha um papel nas atividades que eles auto-selecionam desde tenra idade.

Mas um novo jogo de PlayStation está contrariando essa tendência ao conceder às crianças acesso fácil a ferramentas simples que criam videogames.

Dreams, lançado em acesso antecipado nesta terça-feira, é uma experiência aberta onde você pode criar o que quiser.

Você pode esculpir formas e objetos. Colorize-os e mescle-os. Faça com que eles se movam. Apresente inimigos, obstáculos e perigos. Pontos de verificação de configuração e pontuações mais altas. Todas as coisas que você associa à criação de um videogame, só aqui é alcançada com menus simples e brilhantes controlados com alguns toques no controle do PlayStation 4.

Passei um dia no estúdio do desenvolvedor, Media Molecule, na semana passada com um grupo de adolescentes como parte de um evento Girls Make Games. Este seria um verdadeiro teste. Esses jovens poderiam realmente fazer um jogo no espaço de algumas horas?

Carregando vídeoVídeo indisponívelClique para jogar Toque para jogar O vídeo será reproduzido automaticamente em breve8CancelarJogue agora

O que começou com algum nervosismo e preocupações hesitantes, logo floresceu em uma cacofonia estridente de criatividade.

'Eles estão fazendo um jogo, dentro de um jogo em um estúdio de jogos. Nada fica mais perfeito do que isso, disse Leila Shabir, fundadora da organização Girls Make Games que organiza o evento.

O que eles conseguiram fazer em Dreams parece complexo, mas o processo simples realmente reduz a barreira de entrada para fazer um jogo polido.'

perder uma pedra em 2 semanas

Observando-os instintivamente experimentar as diferentes ferramentas e oferecer conselhos uns aos outros sobre como melhorar seus níveis, ficou claro que isso é bem diferente de outros pacotes de criadores de jogos. Aqui, você vê instantaneamente o que criou na tela e parece visualmente polido.

Essa capacidade de capacitar as meninas a criar algo que parecia incrível levou a mais experimentação e sem o medo habitual de algo parecer lixo.

'Esse sentimento de confiança que eles têm ao criar seu próprio jogo é algo que você leva para a vida', continuou Shabir.

Falando com algumas das meninas, foi interessante ouvir o que elas acharam do jogo e do evento Girls Make Games.

'Eu assisto muitos vídeos de codificação no YouTube e eles sempre são homens fazendo isso. Eu nunca vejo nenhuma garota, disse um. Então foi ótimo ver outras garotas interessadas em coisas assim.'

Outro participante acrescentou: 'Muitas pessoas pensam que fazer jogos é coisa de menino. Mas é melhor que meninas e meninos se juntem porque é mais criativo.'

Perguntando-lhes sobre os Sonhos, eles quiseram me contar como o encontraram:

'É fácil aprender depois que você domina os controles básicos.'

o significado do número 31

“Foi um pouco desafiador, mas quando você entrou nisso, foi mais fácil. Eu poderia pensar nisso como um trabalho porque tem sido muito divertido.'

“Foi complicado, mas também foi fácil. Você poderia inventar por conta própria. Adorei entender como você faz jogos. Depois de jogar Dreams eu adoraria trabalhar na indústria.'

Talvez estivesse jogando o jogo no estúdio Media Molecule, mas esse tema de uma porta se abrindo para uma possível carreira nos jogos continuou ao longo do dia.

Era algo que eles não haviam considerado anteriormente - não apenas porque era muito complexo, mas algo que eles não haviam percebido que seria tão agradável.

jeremy clarkson piers morgan

Falei com a Studio Head, Siobhan Reddy, sobre o evento.

'Os videogames são o meio do nosso tempo e precisam de novas vozes', disse ela.

“Eu adoraria ver a criação de jogos sendo algo que os pais incentivam tanto quanto aprender violão ou aprender um idioma. Adoramos a ideia de famílias fazendo coisas juntas.

Isso certamente parecia uma possibilidade com Dreams, enquanto outros criadores de jogos que eu tentei foram muito complexos ou muito monótonos para manter o interesse na sala de estar.

A criação aqui parecia mais uma jam session, onde as ideias se juntavam de maneiras inesperadas. Às vezes funcionava e criava um nível interessante, mas outras vezes era apenas uma bagunça.

De alguma forma, não parecia importar qual era o resultado final. Como disse um participante: 'Você pode deixar sua criatividade explodir e ser você mesmo e criar o que quiser.'

Havia muita diversão em simplesmente enlouquecer com as ferramentas.

Refletindo sobre o dia em que as meninas foram para casa, Reddy expandiu suas esperanças para Dreams.

É para a próxima geração de designers de jogos, arquitetos, designers de moda. Mas, principalmente, é para o próximo 'ponto de interrogação'”, disse ela.

'São esses jovens que vão nos levar para o futuro e eu não sei o que eles vão fazer, mas eles estão dando à luz agora.'

quem joga mrs brown

Se você quer que seus filhos façam jogos como este, não demore. O jogo custa £ 24,99 e está disponível agora no formulário de acesso antecipado através do Loja PlayStation . Está classificado PEGI 12 , porque inclui alguns palavrões.

Vale a pena obtê-lo mais cedo ou mais tarde, pois há um número limitado de cópias disponíveis neste período de acesso antecipado. Quando o jogo completo for lançado, você o obterá automaticamente participando nesta fase.

No final do dia, passamos algum tempo jogando os níveis que as meninas tinham feito.

O que me impressionou foi a grande variedade de ideias malucas em exibição. Isso, e o fato de que a maioria dos níveis eram diabolicamente difíceis de completar.

Mais Lidos
Não perca