Quão segura é a TUI do colapso revelada na última atualização para seus acionistas

Tui Travel Group

Enquanto britânicos presos no exterior estão conversando com funcionários para voltar para casa e dezenas de milhares de funcionários da gigante de viagens fracassada Thomas Cook ainda tentando decidir o que fazer a seguir, a rival TUI explicou sua posição atual.

Depois de tranquilizar os clientes da TUI que reservaram voos da Thomas Cook que eles voltariam para casa, o presidente-executivo do TUI Group, Friedrich Joussen, deu uma olhada nas perspectivas de sua própria empresa.

Falando antes dos resultados anuais da empresa, disse que seu negócio ainda 'prova ser resiliente, mesmo neste ambiente de mercado desafiador'.

Mas ele admitiu que não era um passeio no parque. 'Esses desafios externos continuarão no EF20 [ano que vem].'

Outros foram mais francos em sua avaliação da empresa.

TUI teve seus próprios problemas recentemente

Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell, disse: 'A vida tem sido difícil para a TUI nos últimos anos com a empresa sofrendo com o encalhe de certas aeronaves, excesso de capacidade no setor aéreo e o impacto da incerteza do Brexit sobre os gastos do consumidor.'

Richard Hunter, chefe de mercado da Interactive Investor, acrescentou: A atualização prova, se necessário, que estes são tempos difíceis para a indústria de viagens. '

Ele acrescentou que uma série de 'desafios permanecem para a TUI,' entre os quais o encalhe contínuo de sua frota de Boeing 737 '.

'Deixando isso de lado, a empresa afirmou que a inevitável incerteza do Brexit continua a arrastar as perspectivas, enquanto o excesso de capacidade geral das companhias aéreas continua sendo um fator, mesmo que tenha diminuído um pouco após o anúncio da Thomas Cook.'

Thomson Airways

Muitos dos aviões da TUI foram aterrados (Imagem: Getty)

Mas, em meio a todo o caos resultante do colapso de Thomas Cook, havia uma fresta de esperança para a TUI.

A morte da Thomas Cook pode muito bem apresentar à TUI oportunidades inesperadas ', disse Hunter.

Mould descreveu a liquidação de Thomas Cook em termos mais rígidos.

Thomas Cook vai à falência, portanto, o Natal chega mais cedo no que diz respeito à TUI, pois remove um grande player do setor ', disse ele.

'Ele tem a chance de limpar os negócios que normalmente teriam ido para a Thomas Cook e potencialmente convencer alguns dos clientes de seu rival a ir para algumas de suas ofertas mais diferenciadas, em vez de um pacote de férias padrão de pântano.'

TUI pode se beneficiar a longo prazo

Thomas Cook vai à falência
Cerca de 15.000 britânicos resgatados até agora Memorabilia dos últimos voos no eBay Festa de casamento de 45 presos no aeroporto O que isso significa para você e suas férias

Ian Forrest, analista de pesquisa de investimentos do The Share Center, resumiu para muitos - dizendo que embora seja um risco, os sinais foram positivos no geral.

O mercado viu a atualização como positiva, com as ações subindo ligeiramente no início do pregão ', disse ele.

'Todas as evidências apontam para a TUI ser a maior beneficiária disso, mas é sempre difícil prever com precisão o quão grande o benefício pode ser e quando ele aparecerá nos resultados, então os investidores não devem tirar conclusões precipitadas ainda.

'Nesse ínterim, a empresa claramente tem muitos outros desafios para enfrentar. Continuamos a recomendar as ações como uma 'Retenção' para aqueles dispostos a aceitar um nível de risco médio a alto.

E a avaliação da TUI sobre seu futuro?

'A TUI está bem posicionada para se tornar uma empresa de plataforma de turismo digital integrada', disse Joussen.