Robô humanóide Sophia se tornou cidadã da Arábia Saudita - dando-lhe mais direitos do que as mulheres locais

A Arábia Saudita se tornou o primeiro país do mundo a conceder cidadania plena a um robô - dando-lhe mais direitos do que as mulheres.

lady gaga completamente nua

Chamada de Sophia, ela foi apresentada em uma coletiva de imprensa na capital Riad na segunda-feira e imediatamente atraiu críticas para o país em que as mulheres não podem andar em público desacompanhadas.

Sophia, criada pela empresa de Hong Kong Hanson Robotics, dirigiu-se ao público em inglês, sem o costumeiro lenço de cabeça e manto tradicional que as mulheres sauditas têm que usar em público.

Ela disse aos delegados da Future Investment Initiative: Eu gostaria de agradecer muito ao Reino da Arábia Saudita.

(Imagem: Getty Images AsiaPac)

(Imagem: AFP)

É histórico ser o primeiro robô do mundo a ser reconhecido com cidadania.

Sob o sistema de tutela saudita, toda mulher deve ter um companheiro masculino com ela em público, geralmente um membro próximo da família, que tenha autoridade para agir em seu nome.

Ela também parece ter mais direitos do que os trabalhadores nascidos no exterior no país islâmico radical, do qual os trabalhadores migrantes são impedidos de sair sem a permissão de seu empregador.

A lei saudita faz parte do sistema de kafala do Golfo, que limita os direitos dos trabalhadores estrangeiros.

Sua revelação atraiu críticas rápidas nas mídias sociais.

(Imagem: Grupo Visual China)

O jornalista Murtaza Hussain postou: Este robô obteve a cidadania saudita antes dos trabalhadores da kafala que moram no país a vida inteira.

Moudi Aljohani twittou: Gostaria de saber se Sophia pode deixar a Arábia Saudita sem o consentimento de seu tutor, já que ela é oficialmente saudita!

O Reino conta com centenas de milhares de trabalhadores domésticos do exterior. No entanto, há um próspero mercado negro de trabalhadores migrantes fugitivos que fugiram de seus empregadores, mas não podem sair devido à lei de visto de saída.

Um robô humanóide chamado Sophia obteve a cidadania saudita, enquanto milhões permanecem apátridas, respondeu o jornalista libanês-britânico Kareem Chahayeb.

Que época para estar vivo.

Mais Lidos
Não perca