O famoso prisioneiro Charles Bronson quer que o público ouça a última oferta pela liberdade

Uk News

Charles Bronson está lutando para que sua última liberdade condicional seja ouvida em público(Imagem: SWNS)

Charles Bronson, um dos prisioneiros mais antigos e notórios do Reino Unido, recebeu autorização para apresentar uma proposta da Suprema Corte para ter sua última audiência de liberdade condicional em público.

O homem de 67 anos - atualmente detido na propriedade de alta segurança em HMP Woodhill em Milton Keynes - está na prisão a grande maioria dos últimos 45 anos, com grande parte desse tempo em confinamento solitário ou unidades especializadas.

Bronson, que mudou seu nome em 2014 para Charles Salvador após o artista Salvador Dali, quer que sua próxima audiência de revisão da liberdade condicional seja pública.

Mas as regras do Conselho de Liberdade Condicional estabelecem que as audiências orais devem ocorrer em privado - uma 'proibição geral' das audiências públicas que os advogados de Bronson afirmam ser ilegal.

ideias para o réveillon 2013

Bronson é um recluso no HMP Woodhill em Milton Keynes (Imagem: PA ARCHIVE IMAGES)

Após uma audiência remota na quarta-feira, o Sr. Justice Swift deu permissão a Bronson para abrir um processo legal contra o Ministério da Justiça (MoJ) sobre as regras do Conselho de Liberdade Condicional.

O juiz disse que Bronson - que não compareceu à audiência remota - tinha um 'caso discutível' que deveria ser ouvido em plenário.

O advogado de Bronson, Matthew Stanbury, disse anteriormente ao juiz que o caso de seu cliente levantou um ponto de 'importância pública mais ampla' que poderia afetar muitos outros prisioneiros.

Notório: Charles Bronson
Os 10 principais fatos sobre Charles Bronson Quem é o noivo de Charles Bronson? Veja a proposta do Dia dos Namorados Por que ele mudou de nome

O Sr. Stanbury disse que a regra que permite que observadores 'pré-aprovados' participem de audiências de liberdade condicional 'não é uma regra que foi projetada para permitir o acesso à imprensa ou ao público'.

Ele disse que poderia permitir 'prisioneiros'; membros da família ou parceiros para comparecer, ou advogados e oficiais de liberdade condicional para comparecer para 'desenvolvimento profissional'.

Mas ele disse ao Sr. Justice Swift 'você não transforma uma audiência privada em uma audiência pública admitindo uma categoria limitada de pessoas ... que permanece uma audiência privada'.

O prisioneiro mais famoso da Grã-Bretanha, Charles Bronson (Imagem: )

Sandra Bullock Jesse James

Bronson renunciou ao seu direito à privacidade e quer que sua última audiência de liberdade condicional 'aconteça em plena luz do público, a fim de que o princípio da justiça aberta possa ser observado'.

O Sr. Stanbury disse ao tribunal que um tribunal de saúde mental considerando o caso do assassino de Moors Ian Brady foi ouvido em público em 2013 e forneceu uma 'ilustração clara' de como uma audiência do Conselho de Liberdade Condicional também poderia ser conduzida em público.

Ele acrescentou que a próxima audiência de liberdade condicional de Bronson 'foi colocada no gelo' enquanto se aguarda a resolução de sua reclamação da Suprema Corte.

aa25 nota de £5

O advogado do MoJ, Jason Pobjoy, disse que tanto o MoJ quanto o Conselho de Liberdade Condicional tomaram 'medidas significativas ... para garantir que o princípio da justiça aberta seja respeitado' em relação às audiências de liberdade condicional.

Ele disse que está 'aberto a ele (Bronson) convidar qualquer jornalista para comparecer - eles certamente seriam capazes de se inscrever de acordo com as regras'.

Bronson está na prisão a grande maioria dos últimos 45 anos, com grande parte desse tempo em confinamento solitário ou unidades especializadas (Imagem: Sunday NEWSAM)

O Sr. Pobjoy se referiu ao caso do estuprador de táxi preto John Worboys, cuja libertação foi controversamente dirigida pelo Conselho de Liberdade Condicional antes que a decisão fosse anulada pelo Tribunal Superior em março de 2018.

Ele disse: 'Nos últimos anos, especialmente após o caso Worboys, (o Ministério da Justiça e o Conselho de Liberdade Condicional) estiveram em uma direção real e um impulso real para mais transparência.'

vazamento de tom daley nu

Bronson foi condenado em 2000 a uma pena de prisão perpétua com um mínimo de quatro anos por fazer um professor da prisão do HMP Hull como refém por 44 horas.

O Conselho de Liberdade Condicional revisou seu caso seis vezes desde o final desse mandato mínimo em 2003, mais recentemente recusando-se a direcionar sua libertação após uma audiência em novembro de 2017.

Em julho de 2019, ele dirigiu uma audiência oral no caso de Bronson, que é o objeto de sua ação no Tribunal Superior.

Bronson foi ao tribunal pela última vez em novembro de 2018, quando foi inocentado por tentar prejudicar gravemente um governador de prisão.

Dizem que ele se lançou contra Mark Docherty quando ele entrou em uma sala para uma reunião de assistência social no HMP Wakefield, pousando em cima do Sr. Docherty e gritando: 'Vou morder seu f. ** arrancar o nariz e arrancar os olhos ”, antes que os agentes penitenciários intervenham.

Mas Bronson, que se representou naquele julgamento, afirmou que pretendia apenas dar ao Sr. Docherty um 'abraço de urso gentil' e sussurrar em seu ouvido, mas tropeçou ou foi tropeçado por alguém e caiu.

Bronson disse ao júri que tinha sido um 'homem muito desagradável' no passado, ao descrever como em mais de 40 anos de prisão manteve 11 reféns em nove cercos diferentes - incluindo governadores, médicos, funcionários e, em uma ocasião, seus próprio advogado.

Ele foi inocentado de tentativa de causar danos corporais graves com intenção após um julgamento no Tribunal Crown de Leeds.